Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

A força da mudança está dentro de você

22/01/2016


Boa tarde amigas(os)!

Muitas vezes, a vida não segue um caminho positivo. Nos sentimos frustrados, desanimados, tudo vai mal e não sabemos como mudar essa situação.

Reflitam...

Quando nos sentimos tão perdidos, quando estamos deprimidos ou com problemas graves, procurar um psicólogo pode ser uma boa opção. Mas o que nos garante que vamos resolver o problema?

“Ninguém pode colocá-lo em uma prisão psicológica, você já está preso”.
Krishnamurti – Jiddu

Consultar um psicólogo pode se transformar em uma fuga porque acreditamos que somos incapazes de resolver nossos problemas sozinhos. Mas, você tem certeza disso?

Hoje você vai descobrir que, muitas vezes, procuramos um psicólogo por conveniência. Na verdade, a solução está dentro de nós. Descubra-a! Conheça o psicólogo que carrega dentro de si mesmo.

Você se conhece melhor do que ninguém

Quando vamos a um psicólogo, ele não sabe nada a nosso respeito, a não ser que seja alguém conhecido ou da nossa família.

Pode ser um sensação desconfortável contar toda nossa vida para alguém desconhecido, mas isso pode ser muito terapêutico.

Ao falar de nós mesmos, refletimos sobre nossas vidas e lembramos de momentos que já havíamos esquecido.

Tudo isso será muito importante para resolver nossos problemas atuais; entretanto, o psicólogo nunca o conhecerá melhor do que você mesmo.

Poucas pessoas nos conhecem profundamente, e mesmo assim não sabem tudo a nosso respeito.

Sentimentos, pensamentos, sonhos… É algo que vivemos sozinhos e não compartilhamos com ninguém. Se você está vivendo um momento difícil, você conhece melhor do que ninguém as suas reações e motivos.

“Aquele que se conhece é dono de si mesmo”.
– Pierre de Ronsard

Existem coisas que não queremos que ninguém saiba. Talvez o problema que estamos vivendo agora esteja relacionado com algum tipo de culpa que nos envergonha. Não queremos contar ao psicólogo e isso pode afetar o sucesso da terapia.

Você deve ser completamente honesto, mas não há melhor sinceridade do que aquela que professamos a nós mesmos.

Positivismo, mudança e esforço

Quem disse que seria fácil? Tudo o que vale a pena é trabalhoso; temos que pensar sempre de forma positiva.

Existe uma situação negativa que torna sua vida muito complicada ou aconteceu algo inesperado que escapou do seu controle. Como agir nesse caso?

A nossa vida mudou e devemos superar e mudar essa situação com positividade. Para isso, precisamos estar cientes do que está acontecendo conosco.

A força pessoal para mudar

Um psicólogo pode nos ajudar muito, mas temos que acreditar e querer superar o problema. Se não for assim, ele não pode fazer nada por nós.

Imagine esta situação: um menino ou uma menina que sofre de anorexia. Em muitos casos, a anorexia envolve um problema mais profundo. Não comer é um tipo de “automutilação” como reflexo de algo que machuca por dentro.

A pessoa está magra, mas quer emagrecer mais ainda. Está se massacrando e sofrendo por algo muito mais complicado.

Essa pessoa pode ir ao psicólogo e tentar se ajudar. Sabe que tem um problema e precisa superá-lo. Mas o psicólogo não pode resolver tudo sozinho. É preciso um esforço conjunto de médico e paciente.

O psicólogo é o orientador, alguém que nos aconselha, que abre nossos olhos e nos mostra o melhor caminho, mas é a própria pessoa que vai resolver o seu problema.

Só a própria pessoa encontra forças para fazer as mudanças necessárias; ninguém pode fazer isso por ela.

“Um pouco mais de persistência, um pouco mais de esforço, e o que parecia ser um fracasso se transforma em um sucesso glorioso”
– Elbert Hubbard

Você pode ser o seu melhor psicólogo. Eles podem nos orientar, abrir nossos olhos e nos ajudar… mas não farão nenhum milagre. A força da mudança e o esforço dependem de nós.

Mas não se esqueça, se estivermos sobrecarregados e desorientados, podemos realmente precisar da ajuda de um psicólogo.

Texto original em espanhol de Raquel Lemos Rodriguez.
Veja também:
Pintando o barco
Flores raras
Borboletas
Eu quero viver tudo
Em um mundo onde nada é certo, tudo é possível
0 comentários para "A força da mudança está dentro de você"

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal