Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Os benefícios do perdão

09/11/2015


Os benefícios do perdão
Bom dia amigas(os)!!

Perdoar é bom para a saúde mental, e também para a saúde física.

Reflitam...

Às vezes, as pessoas que estão ao nosso redor fazem coisas que nos ferem ou com as quais nos sentimos traídos ou, inclusive, agredidos. Em outras ocasiões, somos nós mesmos quem fazemos algo com o que, mais tarde, já não estamos de acordo. Nem sempre é fácil perdoar, mas é muito saudável fazê-lo. Os benefícios do perdão não se estendem apenas aos outros, mas também a nós mesmos.

É muito mais fácil falar sobre o ato de perdoar do que fazê-lo e, no geral, este ato supõe um grande desafio.

Às vezes, o perdão pode ser confundido com uma forma de remissão, na qual o que passou é assimilado sem tomar represálias. Mas o perdão é muito mais que isso. Perdoar implica se desprender do que aconteceu.

Em todo caso, são muitos os benefícios do perdão para a saúde do nosso corpo.

O perdão é bom para o coração

O perdão faz bem para a saúde do nosso coração. Um estudo da revista Journal of Behavioral Medicine descobriu que o perdão está associado a uma menor frequência cardíaca e uma menor pressão arterial. Este mesmo estudo descobriu que perdoar ajuda, também, a aliviar o estresse.

Isto pode trazer benefícios para a saúde do coração, em particular, e para a saúde em geral.

O perdão é bom para a saúde geral, física e mental

Outro estudo posterior associou o perdão a cinco medidas de saúde: sintomas físicos, medicamentos utilizados, qualidade do sono, fadiga e queixas somáticas. Parece que a redução do efeito negativo e os sintomas depressivos que o rancor produz fortalecem a espiritualidade, a gestão de conflitos e o alívio do estresse, razão pela qual o impacto do perdão tem um efeito significativo na saúde em geral.

O perdão ajuda a se relacionar melhor com os demais

Um outro estudo publicado em Personality and Social Psychology Bulletin, encontrou que o perdão ajuda a restaurar pensamentos, sentimentos e comportamentos positivos com a parte “infratora”. Ou seja, o perdão restaura a relação em seu estado positivo anterior. Além disso, os benefícios do perdão podem se estender às condutas positivas direcionadas a outras pessoas fora da relação. Dessa maneira, o perdão está associado com mais voluntariado, com mais doações e atos de caridade, e outros comportamentos altruístas.

Considerações finais

Quando perdoamos, estamos nos libertando de nós mesmos, de nossa própria escravidão. Nos desprendemos da dor e do ressentimento que estávamos carregando como um peso em nossas costas, para dar lugar à liberdade. Inclusive, ao perdoar, concluímos essa pendência aberta que tínhamos com o passado.

Perdoar implica uma aceitação do que aconteceu, para dar lugar a um profundo desprendimento, não somente dos fatos ou das acusações feitas pelos outros, mas também de nós mesmos. Porque não somente é necessário perdoar os outros, mas também é conveniente refletir sobre aquilo que temos que perdoar em nós mesmos.

O perdão é bom para o corpo, para a mente, para as relações pessoais e para encontrar um papel no mundo. Isso deveria servir para nos convencermos de que é muito melhor deixar o rancor ir embora e perdoar.

Como disse William Shakespeare:
“O perdão cai como chuva suave do céu na terra. É duas vezes abençoado; abençoa quem o dá e quem o recebe."

Por: Juliana Martinez
Veja também:
Evite atropelar-se
A elegância do comportamento
Maravilhe-se
Meu Dia
Pequenos atos de bondade que alegrarão o seu dia
0 comentários para "Os benefícios do perdão"

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal