Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Cinco formas de relaxar

14/09/2015


Boa tarde amigas e amigos...

Neste texto segue algumas dicas de como relaxar e eliminar o estresse...

Boa leitura...

Sempre correndo para lá e para cá. Eu estou atrasado para o trabalho, eu tenho que entregar um relatório, eu deveria estudar para uma prova, eu tenho que preparar o jantar, eu tenho que levar as crianças para a escola… e a lista continua.

É por isso que o bem conhecido e popular “estresse” é o inimigo número um da sociedade de hoje. Parece que temos contado os minutos todos os dias e, por isso, o ritmo tão frenético e desesperado nos causa doenças e problemas. Ansiedade, depressão, nervosismo e dores musculares são apenas alguns exemplos.

Devemos “parar” um pouco e criar uma rotina de descanso e relaxamento. Não vai demorar muito tempo; é uma coisa boa e os resultados são garantidos e muito eficazes. Deixar de lado os problemas, as obrigações e a rotina diária para pensarmos, mesmo que apenas por alguns minutos, em nossa serenidade, em nossa paz e no nosso bem-estar, pode nos fazer muito bem. Não é difícil, apenas tente e relaxe!

Passos para relaxar e eliminar o estresse

1. Respire profundamente
Está provado que, em um momento de tensão total, um dia agitado no trabalho ou uma briga com seu parceiro, respirar profundamente e encher os pulmões ajuda no relaxamento de forma imediata. Experimente e veja. Encontre um lugar tranquilo e longe da agitação, onde os outros não irão interrompê-lo. Pode ser seu escritório, seu quarto ou um parque. Feche os olhos e inspire lenta e profundamente pelo nariz. Pense só no ar que está entrando em seu corpo. Uma vez que você sentir que encheu completamente os pulmões, segure por mais alguns segundos e libere, lentamente, o ar através da boca. Que não haja espaço para mais nada em sua mente, apenas para esse foco no ar que entra e sai de seu corpo. Um mínimo de vinte respirações devem ser realizadas com esta técnica a cada sessão. Faça uma pausa e repita o exercício. Faça isso quantas vezes for necessário até que você se sinta mais calmo. Para melhores resultados, em cada expiração diga mentalmente “Eu estou relaxado e nada me perturba.”

2. Imagine uma parede branca
Alguns dizem que uma tela também funciona. No mesmo local que você escolheu para o exercício anterior ou em outro local calmo, feche os olhos e imagine à sua frente a parede ou a tela branca, com suas imperfeições e detalhes. Concentre-se apenas nisso e a sua mente não terá espaço para mais nada. Isso vai ajudar a “quebrar” o ciclo de pensamentos ruminantes, como é conhecida a conversa constante do cérebro de acordo com os psicólogos.

3. Ouça uma música relaxante
Você mais do que ninguém sabe do que precisa para relaxar. Você conhece o ditado “a música acalma as feras”? Bem, nada mais perto da realidade. Um estilo suave e com poucas letras pode servir para liberar a tensão. Entre os estilos mais escolhidos, temos a música clássica, a música ambiente e também a new age. Encontre um som que lhe traga de volta a calma tão preciosa. Feche os olhos e concentre a sua atenção na música, entregue-se completamente a ela, imagine que você está sendo inundado com as notas musicais e comece a eliminar o estresse. Pense em um rio caudaloso, que arrasta tudo de ruim, ou nas nuvens do céu, que se dispersam até que o céu se torne completamente azul.

4. Desfrute da natureza
Estar em contato com a grama, com os pássaros, com o ar fresco, com as árvores, as flores, as borboletas e o mar é realmente algo muito relaxante. Isso não significa que você irá para a praia ou para o campo e ficará bem em um minuto; você tem que se “ajudar”. Quando for passar um dia em qualquer lugar ao ar livre, aproveite ao máximo. Note que muitas vezes você não tem essa oportunidade, de ficar longe dos edifícios de concreto da cidade, do tráfego, da poluição atmosférica, etc. Apenas não pense, por um momento, nos seus problemas, aprenda a apreciar a paisagem, o canto dos pássaros ou a brisa da noite, as ondas quebrando na areia, etc. Se você quiser fechar os olhos para se concentrar melhor, esta sua atitude será muito bem-vinda.

5. Tome um banho quente
Quando você chegar do trabalho cansado, depois de um longo dia, encha a banheira e coloque alguns sais. Acenda uma vela perfumada ou incenso e fique no banho por alguns minutos. Isso não vai apenas diminuir as suas tensões, mas também será um “mimo” para sua pele e cabelo. Você poderá combinar esta técnica com as outras sugeridas acima, tais como a respiração, a parede branca ou a música relaxante. Você vai sair do banho renovado. Algumas mulheres utilizam esta técnica para fazer tratamentos faciais, massagens, etc. Tudo isso lhe ajudará a prestar atenção no seu corpo e a deixar os problemas no escritório ou atrás da porta do banheiro.

Por último, não force. Se na primeira vez em que tentar estes exercícios você achar que eles não funcionam bem, repita no dia seguinte. No começo vai ser difícil se “desprender” dos seus problemas, até porque a mente é feita para “falar” o tempo todo. No entanto, com o decorrer do processo, você aprenderá a calar a sua mente nesses momentos de relaxamento que você tanto merece.

Autor: Rodrigo
site: A Mente é maravilhosa
Veja também:
Nossos valores
Aprendendo com os erros
O passado não tem poder para estragar o seu presente
Sol das almas
A visita
0 comentários para "Cinco formas de relaxar"

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal