Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Mantenha a Paciência

16/02/2015


Boa tarde amigas e amigos!!

Trago-lhes essa mensagem para que possamos refletir e exercer essa virtude: a paciência.

Reflitam...

Tenho a impressão de que as pessoas não sabem mais o que é paciência. Clientes, colegas de trabalho, chefes e subordinados, todos literalmente “perderam a paciência” e não sabem mais onde encontrá-la. Até nossos melhores amigos parecem tê-la perdido em algum lugar. Isso sem falar de nossos familiares. Maridos, esposas, filhos, noras, genros, cunhados, primos, tios, todos vivem numa impaciência sem limites. Onde foi parar a paciência das pessoas?

A paciência é uma virtude que não pode ser confundida com a tolerância excessiva, com a aceitação da falta de qualidade, com o não cumprimento do dever. Uma pessoa paciente não é aquela que aceita tudo. É aquela que tem domínio sobre o seu ser. Tanto é verdade que o contrário da paciência é a ira, a raiva, a falta de controle sobre suas emoções. E os melhores sinônimos da paciência são a serenidade e paz de espírito ou ainda a capacidade de resistência a influências externas e o domínio da própria vontade. Assim, quando digo que as pessoas estão “perdendo a paciência”, quero dizer que elas estão perdendo o controle sobre si mesmo e perdendo o domínio da própria vontade e se deixando levar pela emoção e não pela razão.

Benjamin Franklin afirmava que “quem tem paciência, obtém o que deseja” e Isaac Newton disse: “Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento”.
A paciência é, pois, uma virtude que deve ser cultivada pelas pessoas. Ela pressupõe um exercício constante de empatia – ou seja – de se colocar no lugar das outras pessoas. Requer a humildade para respeitar opiniões alheias mesmo que delas discordando. E para viver com saúde e qualidade nos dias de grande mudança em que vivemos é preciso muita paciência.
Pense nisso. Sucesso!!
Veja também:
O frio
A vida é curta
As escolhas da nossa vida
Os tropeços nos ensinam onde pisar
Caixa de primeiros socorros
3 comentários para "Mantenha a Paciência"

30/05/2015  16:29:23
Enviado por francisco
gosto muito das mensagens obrigado

21/03/2015  17:55:14
Enviado por Angelita Silveira
Importantíssima essa mensagem para os dias atuais, realmente as pessoas não estão exercitando essa tão sublime virtude "paciência", ou não querem tê-la por simples comodismo, ou sei lá, a correria do dia a dia, a evolução demasiada ou algo parecido. Não podemos nos esquecer: Viver com qualidade é viver com paciência e assim termos sabedoria, serenidade e paz de espírito para vivenciarmos os nossos dias atuais.
Vamos nos manter pacientes, exercitar nossa paciência, o mais importante de tudo "querermos" ser pacientes, buscar junto ao nosso criador em oração essa dádiva que é a paciência, pois DEUS está no controle de tudo e de todos, nada acontece por acaso, e sim no tempo de DEUS! OBRIGADA!AJUDOU-ME MUITO. GRAÇAS A DEUS sou uma pessoa paciente e quero continuar, e com isso tentar ajudar a quem precisa exercitar essa virtude.

16/02/2015  10:14:45
Enviado por Zezo Prestes
Mestre Sábio, que mensagem importantíssima trouxestes hoje, usando como referência duas celebridades renomadas, para ilustrar a importância da paciência nos nosso dia a dia. Obrigado por mais esta.

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal