Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Parábola A mais bela flor

12/05/2010


Boa tarde amigos!!

A mentira uma hora é descoberta. Muitas vezes as pessoas mentem tentando se beneficiar, mas pense que em determinado momento a mentira virá à tona.
Hoje trago uma parábola para que possamos refletir o quanto é importante dizer a verdade.

Reflitam!!

Conta-se que, por volta do ano 250 A.C, na antiga China, um príncipe da região norte do país estava prestes a ser coroado imperador mas, de acordo com a lei, deveria casar-se primeiro. Sabendo isso, ele resolveu lançar um "desafio" às raparigas da corte ou a quem quer que se achasse digna de sua proposta.
No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia todas as pretendentes numa recepção especial, na qual revelaria os pormenores do desafio. Uma senhora idosa, serva no palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.

Ao chegar a casa e contar o facto à jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir à recepção, e indagou incrédula: «Minha filha, o que vais lá fazer? Estarão presentes as mais belas e ricas raparigas da corte. Tira essa ideia da cabeça. Eu sei que tu deves estar a sofrer, mas não transformes o sofrimento em loucura.»

E a filha respondeu: «Não, querida mãe, eu não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é a minha oportunidade de ficar alguns momentos perto do príncipe, e isso já me torna feliz.»

À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de facto, as mais belas raparigas, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então, o príncipe anunciou o desafio: «Darei, a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será a escolhida para minha esposa e futura imperatriz da China.»

A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito o principio de "cultivar" algo, como costumes, amizades, relacionamentos, etc...

O tempo passou e a doce jovem, sem experiência na arte da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura da sua semente, acreditando que, se a beleza da flor fosse proporcional ao seu amor, ela não precisaria de se preocupar com o resultado.
Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tentara tudo, usara todos os métodos que conhecia, mas nada nascera. Dia após dia, ela via cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor. Por fim, passado os seis meses, nada rebentou. Consciente do seu esforço e dedicação, a moça comunicou à mãe que, independentemente das circunstâncias, voltaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe.

À hora marcada lá estava, com o vaso vazio, junto às outras pretendentes, cada uma com uma flor, qual delas a mais bela. Admirada, não parava de olhar a beleza, as formas e as cores das flores das suas companheiras.

O príncipe chegou e observou cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica que a jovem do vaso vazio é a sua futura esposa. Os presentes ficam surpresos e incrédulos. Ninguém compreendia a escolha do príncipe: precisamente aquela que nenhuma flor apresentara.

Então, calmamente, o príncipe esclareceu:
«Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.»


É caros amigos, a verdade sempre aparece, em algum momento a mentira é descoberta. Que possamos acreditar que quando fizemos o nosso melhor a recompensa virá, o importante é ser humilde e verdadeiro.

Um forte abraço!!
Comentem!!
Veja também:
Invalidez
Prece para Ano Novo
Renovação
Pobreza extrema
O corvo e o jarro
16 comentários para "Parábola A mais bela flor"

19/05/2012  17:57:09
Enviado por Daylor
Realmente a mais bela flor, é o verdadeiro amor!

15/03/2012  22:19:14
Enviado por dilminha
Adorei muito boa mesmo essa historia por mostra o quanto é bom e importante falar sempre a verdade der no que der. Beijos adorei!

22/10/2011  01:28:20
Enviado por wedson
é o que falta a muitas pessoas hoje...
cultivem essa flor.! passem adiante.!

12/08/2010  10:03:51
Enviado por Millen
Sem duvida essa é uma prova de que ninguem perde nada por ser honesto!!!

10/08/2010  19:37:13
Enviado por ana paula
e muito linda esta parabola por que ela demostrou que e honesta e é assim que nos devemos ser honesta ao outros.

21/07/2010  20:58:04
Enviado por angela
na contemporaneidade ser verdadeiro faz toda diferença. essa parabola me faz saber q ainda existem pessoas verdadeiras.Eu conheço algumas delas é um privilegio.

09/06/2010  14:20:29
Enviado por nati
mto massa essa mensagem,pois não a nada mais verdadeiro que a verdade!.

27/05/2010  20:00:46
Enviado por luzia
mEU PAI UM HOMEM SÁBIO(ELE JÁ PARTIU)SEMPRE ENSINOU AS SUA FILHAS QUE DEVERIAM SEMPRE DIZER A VERDA,LINDA MENSAGEM ESSA,MUITO OBRIGADA

20/05/2010  14:13:25
Enviado por anna
Poema lindo!!!!..Ele inspira a verdade, a honestidade...Uma mentira mostra o quanto uma pessoa eh capaz de esconder a verdadeira face o verdadeiro EU..Esconder a verdade eh esconder a propria felicidade...!!!!

20/05/2010  10:18:42
Enviado por Cleonice Smith Melo
Quando temos uma postura moral exteriorizando os nossos verdadeiros sentimentos e pensamentos, cabamos por revelar quem somos intimamente, assim fica bem mais fácil de sermos identificados no mei dos nossos semalhantes que pensam poder ludibriar a todos, esquecendo que existe um Pai que nada deixa passar despercebido.
Portanto, fiquemos alertas, pois a VERDADE SEMPRE É REVELADA e a mentira desmascarada.

19/05/2010  12:00:55
Enviado por Paulo Castilho Glade
Linda, honesta e inteligente, retrata a mais pura verdade. A nobreza está em nossos corações e não na posição que ocupamos.

16/05/2010  20:24:02
Enviado por LUCINEIA
É UMA BELÍSSIMA PARÁBOLA.EU AMEI ESSA SEMENTE DA VERDADE, ESSE PRINCIPE TINHA UMA SABEDORIA REAL COMO O REI SALOMÃO DA BÍBLIA SAGRADA. BJUSSSSSSSSS

14/05/2010  09:42:37
Enviado por clebson
APRENDI MUITO COM ESSA MENSAGEM , POIS A MENTIRA ACABOU COM MEU CASAMENTO. VOU FALAR SEMPRE A VERDADE.

13/05/2010  12:21:51
Enviado por ´FAFÁ
OLÁ!
MARAVILHOSA E MUITO VERDADEIRA ESTA PARÁBOLA, É BEM ASSIM QUE ACONTECE, A VERDADE SEMPRE APARECE.

13/05/2010  11:50:19
Enviado por Dhiel
As veses uma verdade dolorosa vale muito mais do que uma grande ou até mesmo mentira gloriosa,
Então mesmo que a verdade nao venha lhe trazer coisas boas na hora,mas acredite sempre nela, pois a verdade vem da liberdade,e liberdade é ser livre,e livre é poder viver e amar tudo e a todos,seja feliz,seja verdadeiro e livre

12/05/2010  18:09:31
Enviado por ingrid
MUITO LINDA A ATITUDE DE VC TER COLOCADO OQUANTO É TÃO IMPORTANTE FALAR A VERDADE POIS NÃO HA NADA OCULTO QUE UM DIA NÃO POSSA SER REVELADO POIS EU ACHEI MUITO IMPORTANTE.

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal