Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Vida de elefante

16/07/2012


Boa tarde Amigos!!

Trago-lhes hoje essa mensagem para que possamos refletir sobre o quando temos medo de enfrentar até mesmo os pequenos desafios...

Reflitam!!

Você já observou elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo.

A estaca é só um pequeno pedaço de madeira.

E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.

Que mistério! Por que o elefante não foge?

Há alguns anos descobri que, por sorte minha alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido preso: naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo.

Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Para que ele consiga quebrar os grilhões é necessário que ocorra algo fora do comum, como um incêndio por exemplo. O medo do fogo faria com que o elefante em desespero quebrasse a corrente e fugisse.

Isso muitas vezes acontece conosco! Vivemos acreditando em um montão de coisas, que não podemos ter? que não podemos ser? que não vamos conseguir..., simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, algo não deu certo ou ouvimos tantos nãos que a corrente da estaca ficou gravada na nossa memória com tanta força que perdemos a criatividade e aceitamos o "sempre foi assim..."

Poderia dizer que o fogo para nós seria: a perda de um emprego, ou algum outro problema ou algo que nos fizesse sair da zona de conforto.

A única maneira de tentar de novo é não ter medo de enfrentar as barreiras, colocar muita coragem no coração e não ter receio de arrebentar as correntes! Não espere que o seu "circo" pegue fogo para começar a se movimentar. Vá em frente!

Autor desconhecido

Queridos Amigos!!

“...Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu..." Luis Fernando Veríssimo

Um forte abraço!!
Velho Sábio!!
Veja também:
O poder da palavra
A coragem não é a ausência do medo
Mudar é possível
Amar sinceramente; não por conveniência
Perdoar me salva e me engrandece
7 comentários para "Vida de elefante"

03/10/2013  19:48:33
Enviado por ellen freitas
Muito bonita estrutiva. As vezes quero fazer as coisas e não as faço por medo, vou tentar seguir o que diz essa mensagem.

19/07/2012  15:35:14
Enviado por Eliane
Com certeza se pensarmos que não somos capazes não seremos mesmo...

18/07/2012  20:12:01
Enviado por Lucinha
Esta é a mais pura verdade muitas vezes nos acorrentamos a coisas que aconteceu que nos prende para o resto da vida mas devemos ter fé em Deus para quebrar estas correntes.

17/07/2012  20:23:02
Enviado por eulaliapachecomartins
Muito boa, um grande incentivo a perder o medo de enfrentar as situações.

17/07/2012  14:32:32
Enviado por Fernanda
Fato! Se queremos que a vida mude, precisamos antes mudar a nós!

16/07/2012  11:32:18
Enviado por jose ronaldo de souza
Muito boa.

16/07/2012  05:37:11
Enviado por Telma
Muito bonita estrutiva. As vezes quero fazer as coisas e não as faco por medo vou tentar seguir o que diz essa mensagem.

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal