Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Escudo contra a depressão

27/04/2012


Bom Dia Amigos!!

As estatísticas mostram que um número significativo de pessoas sofre de depressão. E as vítimas são cada vez mais jovens, afirmam os especialistas.

Sofrer de depressão é muito mais do que se sentir triste por causa de algum problema. É não encontrar mais prazer em nada, não conseguir tomar decisões, perder a esperança e se tornar descrente de tudo.

"Não haverá um amanhã" é a tônica de muitos depressivos, o que leva 15% deles a se suicidarem.

Enquanto a ciência trabalha para identificar as causas deste terrível mal, os que sofrem de depressão podem fazer algo para fortalecer a própria resistência.

São algumas regras de comportamento que podem funcionar como um escudo contra a depressão.

1ª- tenha pensamentos otimistas. Ninguém nasce pessimista. Pensar de forma negativa é alguma coisa que se aprende e que pode ser esquecida. Por isso, quando alguma coisa sair errada, não se ache incompetente. Pense que é apenas um caso individual, que não deve ser generalizado. Reconheça também que você não é o único responsável por tudo. Lembre que tudo passa e amanhã tudo estará melhor, quem sabe, daqui a pouco mude o panorama. Você já percebeu como a natureza se apresenta chorosa, o céu com nuvens pesadas e escuras, e logo mais o sol brilha forte, o calor chega, as poças de lama secam e tudo está belo outra vez? Assim também é a vida.

2ª regra - tente relaxar mais - trabalhe, mas programe o seu dia para ter seus momentos de descontração. Não deixe de ler algo positivo, edificante. Ouça músicas que lhe acalmem o coração e os pensamentos. Saia para um passeio sem compromisso de ir a lugar algum. Dê uma volta na quadra. Vá até a praça olhar as crianças brincar. Deixe o sol lhe acariciar o rosto e o vento lhe desarrumar os cabelos. Vá para o jardim. Plante uma flor. Pode a roseira. Ajeite os galhos dos arbustos. Frequente o teatro, uma boa roda de amigos, a praia e o campo, diversificando sempre, para não criar monotonia. Afeiçoe-se a um trabalho no bem, auxiliando uma instituição, contribuindo e sentindo-se útil, responsável.

3ª- procure apoio social - quem sofre de depressão, tem a tendência a se fechar e a resolver tudo sozinho. Por isso, converse com alguém que você confie. Alguém que seja capaz de avaliar seus problemas e ajudar você a resolvê-los. Pode ser um amigo especial, um irmão de crença, um grupo de auto-ajuda. Por vezes, o depressivo acha difícil até de pensar em deixar suas quatro paredes. Entretanto, o esforço vale a pena. Visite um templo religioso e confie-se a um diálogo fraterno. Ou, então, procure um profissional especializado para falar, desabafar e receber sugestões para levantar a sua auto-estima. ***

Não se permita descer ao fundo do poço, nem cair até os últimos degraus da depressão.

Se árvores floridas, pessoas felizes e risos lhe causam inveja e o incomodam, comece a exercitar, desde agora, as regras do escudo contra a depressão.

A vida é preciosa demais para não ser vivida em totalidade. E vivê-la em totalidade é produzir coisas positivas, sentir-se feliz e fazer os outros felizes.

É contribuir para o bem estar de alguém. É ser responsável por uma criatura, uma planta, um vaso de flor, um animal, uma tarefa qualquer.

Afinal, todo o sentido da vida se resume no amor, pois todos fomos criados pelo amor de Deus.

Queridos Amigos!!

Todos fomos criados pelo amor de Deus, e por esse amor devemos compartilhar com o próximo para multiplicar essa bênção que recebemos. O amor que eu falo é do amor pela vida, é de amar cada criatura da natureza no seu jeito de ser, pois enquanto o amor continuar vivo em seu coração não haverá infelicidades...

Um forte abraço!!
Velho Sábio!!
Veja também:
Se você não solta o passado, como vai agarrar o futuro?
É preciso viver o momento presente
O nó do afeto
Amar!!
O Verdadeiro Poder
15 comentários para "Escudo contra a depressão"

10/09/2013  17:47:01
Enviado por walclecio lucena
Viver de bem com a vida, fazer amigos, correr atrás dos sonhos, é o que nós queremos fazer, mas quando a depressão entra na nossa vida, você se sente inútil, sabe? você não consegue se socializar, fazer novos amigos, ser feliz realmente... eu sofri e sinto q ainda sofro dessa doença terrível, mas quanto mais ela fica forte, mais aumenta a minha fé em Deus e minha vontade de viver! Obrigado Deus!

24/03/2013  15:21:08
Enviado por cris
Eu tão triste que tenho vontade de sumir de cima da face da terra ja não sei mais oque fazer pra mudar.

15/10/2012  00:38:45
Enviado por Gleicy ribeiro
Tenho 28 anos, e a vida, as vezes perde o sentido, foi difícil admitir que estou doente, mas já dei o primeiro passo e sei que vou vencer em nome de Jesus. Essa mensagem contribuiu muito pra mim. OBRIGADA!

13/05/2012  21:38:34
Enviado por rose
É dificil a depressão parece que acaba com a nossa vida, mas acredite em Deus e fiz tratamento com psiquiatra psicologo e terapeutas, enfim gastei um bom dinheiro... Os remédios ajudam, mas a fé em Deus que me recuperou hoje não tomo mais remédios, as vezes me dá uma crise de repente mas logo passa.

01/05/2012  02:15:00
Enviado por katia
Foi difícil pra mim aceitar que tenho depressão... mas é por existirem pessoas como você velho sábio, que sei que vou vence-la, obrigada pelas lindas mensagens que nos oferece...

30/04/2012  18:58:12
Enviado por Maria de Fatima da P.M.Colombo
Devemos agradecer a Deus a cada amanhecer, pois será mais um dia de aprendizado.

30/04/2012  10:22:13
Enviado por Luciene
Bom Dia!
Que linda mensagem, lágrimas, eu estou precisando de ajuda, me sinto descendo ao fundo do poço, sozinha num lugar estranho, abandonada pela pessoa que aqui me trouxe, preciso ressurgir, só choro...

29/04/2012  21:07:53
Enviado por maria jacira anastacia
Acreditar em Deus e não desistir jamais. Aproximar-se dos amigos principalmente os de mais idade, pois tem experiencias e relatos. Toda historia ruim no final o encerramento é feliz. Assim foi comigo, tive depressão, a auto estima baixou foi horrível... Hoje tudo passou e sou muito feliz.

29/04/2012  12:27:13
Enviado por Gisele
Ola meu querido velho sábio, conheci o seu site a pouco tempo mais cada dia que passa me apaixono mais ainda, por tantos posts maravilhosos, mensagens e pensamentos..., estou montando um blog, e gostaria de saber se você me da permissão de postar alguns arquivos que você posta no seu site, claro que só vou fazer isso com sua permissão... Mais vejo que isso vai te ajudar pois estarei divulgando a fonte de onde vem o post, no final de cada postagem que vem do seu site vou colocar o link do seu site para que quem gostou possa acessar a sua pagina e divulgar para outras pessoas... Parabéns o site esta de parabéns, ele esta perfeito...

28/04/2012  23:01:53
Enviado por mirian
Oi, tudo bem com você? Comigo tudo graças ao criador, hoje estou meia triste hoje é sábado dia chato... Eu poderia estar hoje inconsequentemente tomando todas cervejas que pudesse que grande idiotice, a minha no karaokê, mas não tenho vontade, pois eu sei valorizar a oportunidade, que Deus me deu, eu poderia perfeitamente ter acontecido comigo o mesmo que se passou com minha irmã de 48 anos que teve um avc fulminante, a minha irmã que amava a Elis regina, por essas e por outras Deus me deu esta oportunidade, minha irmã bebia nem fumava acho que as maioneses que ela era chegada rs, mas os nervos foram, fatal para ela, sem botar responsabilidade em ninguém, nos herdamos a hipertensão em da minha mãe e os nervos também não culpando, pois eu já sabia, mas não levei em conta. No momento só me resta rezar por elas, implorando a Maria Santíssima que lhes de Muita Paz e Luz, eu sei que elas estão bem. Assim seja.
Eu sou feliz por ter te conhecido, te peço desculpas por eu falar dessas coisa triste. Você que eu considero mais do que um amigo,mas um irmão...

28/04/2012  20:04:17
Enviado por Arlene
A sensação de inutilidade toma conta da gente. Tudo é muito triste. A vida perde a graça, mas o poder de Deus nos ajuda a seguir em frente.

27/04/2012  23:29:42
Enviado por ALDA MARIA
Para muitos a depressão é uma doença terrível , mas ela é reflexo de nossos medos. Cobrança dos nossos erros... Por isso é tão difícil cura-la e nesta hora que descobrimos como é bom ter Deus a todo o momento em nossas vidas, Ele é o melhor medico, pode ter certeza...

27/04/2012  18:25:18
Enviado por almira
Sofro de depressão à três anos, já cheguei ao ponto de desistir de viver, mais ao mesmo tempo tento encontrar forças para continuar. As vezes penso que Deus me esqueceu não sei o que fazer é um sofrimento muito intenso o maior do mundo, eu queria voltar no tempo e ser feliz como eu era...

27/04/2012  08:53:28
Enviado por Cidália
Para os que têm depressão, um conselho: "coloquem Deus em 1º lugar em suas vidas! Não somos absolutamente nada sem Ele, depois acredite em si mesmo! Não desista da vida, jamais! Sempre há um pontinho de esperança dentro de cada ser. Lembre-se: para quem tem fé em Deus nada é impossível! Deus os abençoe!

22/04/2012  00:28:13
Enviado por Rosangela Silva
É tão difícil vencer a depressão, aquela sensação de que somos as pessoas mais infelizes do mundo, mais sempre aparece alguém mais sofrido, mais carente para nos mostrar que sempre temos muito mais a agradecer, então agradeço a Deus e peço perdão pelos meus momentos de depressão e sigo em frente.
Abraços a toda a equipe do velho sábio.

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal