Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Parábola da Vaquinha

19/04/2010


Boa tarde queridos amigos!!

Muitas vezes precisamos perder o que temos para batalhar e ver que é possível sair da nossa zona de conforto e melhorar cada vez mais.
Trago hoje uma parábola que conta como as mudanças mesmo que no momento possam parecer ruins, mais tarde podem trazer surpresas.

Reflitam!!


Era uma vez, um sábio chinês e seu discípulo. Em suas andanças, avistaram um casebre de extrema pobreza onde vivia um homem, uma mulher, 3 filhos pequenos e uma vaquinha magra e cansada.
Com fome e sede o sábio e o discípulo pediram abrigo e foram recebidos. O sábio perguntou como conseguiam sobreviver na pobreza e longe de tudo.

- O senhor vê aquela vaca ? - disse o homem. Dela tiramos todo o sustento. Ela nos dá leite que bebemos e transformamos em queijo e coalhada. Quando sobra, vamos à cidade e trocamos por outros alimentos. É assim que vivemos.

O sábio agradeceu e partiu com o discípulo. Nem bem fizeram a primeira curva, disse ao discípulo :
- Volte lá, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali em frente e atire-a lá em baixo.
o discípulo não acreditou.

- Não posso fazer isso, mestre ! Como pode ser tão ingrato ? A vaquinha é tudo o que eles têm. Se a vaca morrer, eles morrem !

O sábio, como convém aos sábios chineses, apenas respirou fundo e repetiu a ordem :
- Vá lá e empurre a vaquinha.

Indignado porém resignado, o discípulo assim fez. A vaca, previsivelmente, estatelou-se lá embaixo.
Alguns anos se passaram e o discípulo sempre com remorso. Num certo dia, moído pela culpa, abandonou o sábio e decidiu voltar àquele lugar.

Queria ajudar a família, pedir desculpas, ao fazer a curva da estrada, não acreditou no que seus olhos viram. No lugar do casebre desmazelado havia um sítio maravilhoso, com árvores, piscina, carro importando, antena parabólica.

Perto da churrasqueira, adolescentes, lindos, robustos comemorando com os pais a conquista do primeiro milhão. O coração do discípulo gelou. Decerto, vencidos pela fome, foram obrigados a vender o terreno e ir embora.
Devem estar mendigando na rua, pensou o discípulo.

Aproximou-se do caseiro e perguntou se ele sabia o paradeiro da família que havia morado lá
- Claro que sei. Você está olhando para ela.
Incrédulo, o discípulo afastou o portão, deu alguns passos e reconheceu o mesmo homem de antes, só que mais forte, altivo, a mulher mais feliz e as crianças, jovens saudáveis.

Espantado, dirigiu-se ao homem e disse :
- Mas o que aconteceu ? Estive aqui com meu mestre alguns anos atrás e era um lugar miserável, não havia nada. O que o senhor fez para melhorar de vida em tão pouco tempo ?

O homem olhou para o discípulo, sorriu e respondeu :
- Nós tínhamos uma vaquinha, de onde tirávamos o nosso sustento. Era tudo o que possuíamos, mas um dia ela caiu no precipício e morreu. Para sobreviver, tivemos que fazer outras coisas, desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. E foi assim, buscando novas soluções, que hoje estamos muito melhor que antes.

Moral da história : às vezes é preciso perder para ganhar mais adiante. É com a adversidade que exercitamos nossa criatividade e criamos soluções para os problemas da vida. Muitas vezes é preciso sair da acomodação, criar novas idéias e trabalhar com amor e determinação

Luís Colombini


É queridos amigos, sabemos que mudar mexe com a gente, mas as mudanças fazem parte de nosso processo de amadurecimento. Portanto, se você passa por um momento de mudanças seja forte e encare, pois elas podem te trazer algo muito melhor.

Um forte abraço!!
Comentem!!
Veja também:
Steve Jobs
Semana da Páscoa - Tempo de Páscoa
Contos da Índia: O Segredo
Pedras da vida
Ser feliz
46 comentários para "Parábola da Vaquinha"

22/07/2014  16:44:31
Enviado por eliane
Acho lindas as mensagens de reflexões.

02/07/2014  17:24:41
Enviado por Dolores Dolores
Nos deixa uma linda lição, que não devemos reclamar e sim lutar por coisas melhores.

27/05/2014  12:50:31
Enviado por maria aparecida feba miotto
Adorei a parábola.

10/12/2013  08:39:27
Enviado por Silmara
Muito interessante a mensagem, parabéns pelo site. Abraços.

24/10/2013  12:58:45
Enviado por Maria Aparecida Cruz
Já conhecia a parábola, e hoje busquei por ela, pois o meu filho perdeu o único amigo que tinha e ainda não entendeu na prática o que realmente aconteceu, mas tornar-se-á um verdadeiro sábio após ler esta mensagem, que traz de volta todo o equilíbrio que precisamos neste momento.

31/08/2013  21:53:22
Enviado por Ademar Pontes
Será que para sair da comodidade precisamos sacrificar alguém? Coloque-se no lugar da vaquinha e verás a injustiça e ingratidão cometida contra quem te alimentou(carregou) enquanto você ficava chupando o sangue da coitada.

24/05/2013  03:16:06
Enviado por William Hueré
Gostei muito é uma história motivante, tem mais algumas?

19/05/2013  23:07:09
Enviado por Daniele
Tenho fé em Deus e sei que a minha fazenda esta vindo. Pois eu vou correr atrás.

05/05/2013  11:04:56
Enviado por Omar
Texto magnífico, parabéns.

27/02/2013  00:09:48
Enviado por alcides
muito edificante, Parabéns...

11/02/2013  18:42:10
Enviado por nildo
Nossa historia muito linda, as vezes é preciso dar um passo atrás para dar vários ha frente!

14/12/2012  22:07:02
Enviado por Jose Silva
Ola, esta parábola é antiga e sempre atual... Uma bela reflexão...

16/09/2012  10:34:38
Enviado por simone
Nossa eu achava que essa família estaria morta ou a vaquinha tivesse sobrevivido, pois eles estavam ricos que superação dessa família Deus sabe o que faz, nossa adorei!

22/06/2012  21:56:16
Enviado por Karla Roberta
Estou passando por momentos dificil na minha vidaa.
Então hoje lá no trabalho uma amiga me falou da paabola da vaquinha e pediu pra eu ver..
Nossaa!Como me motivou..
Gosteii muito e repasso para meus amigos.
Deus é fiel!!

28/05/2012  11:55:55
Enviado por
Meu nome é Josy, também aceitei a perda da minha vaquinha alias, não tinha nem a vaquinha nem mesmo o que comer, hoje tenho tudo Deus me deu tudo, não sou uma vaquinha um rebanho inteiro, moro na Itália ha 12 anos e pra gloria de Deus eu e meu filho temos de tudo, o senhor é grande gloria Deus.

22/03/2012  22:18:47
Enviado por Aurecildes Gomes da Silva
Adorei a parábola da vaquinha. É uma lição para quem encontra-se em tal situação, o que não são poucos!

29/01/2012  12:52:48
Enviado por Claudia
Esta mensagem reflete mais o nosso interior do que nosso exterior. A grande mudança acontece dentro de nós. Muitas vezes não enxergamos como mudar o que está fora, então temos que nôs voltar pra nós e mudar o que está dentro e, surpresa... após essa mudança interna, ocorre a mudança externa. A parábola fala de acomodação, e isso acontece na abundância de bens materiais e na sua escassez, e o mais importante não é o que se tem, mas o que a pessoa se torna com aquilo que tem ou que não tem.

15/09/2011  09:56:41
Enviado por amanda beatriz
muito linda essa parábola,é sim as vezes temos que perder o pouco para ganhar o muito...

13/06/2011  12:11:09
Enviado por silvania ferreira da silva
uma historia muito interessante,nos traz um ensino muito grande , quando nos colocamos no lugar daquela familia achamos impossivel sai daquele buraco mas tudo depende de nossa força de vontade e criatividade

28/05/2011  22:25:12
Enviado por carlos.alves
Deus concerteza traz a existência as coisas inesistentes, quando achamos que estamos sem resposta ele entra com a direção e esta parábola me veio como tal. Pois até aqui me sustentou o senhor, " salmos 3:5, saiba que vc Luis colombino foi usado pelo espírito santo de Deus e que ele possa sempre está te abençoando assim como vc tem abençando vários leitores deste site na internet... abraços a paz!!!!

01/05/2011  16:28:26
Enviado por simone camargo
Nossa essa parabola é mesmo incrivel, é tudo que estou passando , por situacoes dificil, mas tenho fé, Deus está olhando por mim e minha fámilia, e vai por algo muito bom p/ nós, creio nisso. Amém

26/04/2011  00:04:26
Enviado por MARCOS
muito boa essa parabola, no entanto, surge um problema quando esta vaca é um emprego ou cargo publico, que muitas vezes apesar de ser a unica fonte de renda, não há como empurrar a vaca no desfiladeiro sem magoas, pois no mundo atual um emprego garantido ainda é a melhor das riquesas.

16/04/2011  16:08:40
Enviado por thiago silveira de lima
...ao ver essa parábola,me imaginei no lugar daquele marido,daquele pai...ao saber da vaca que tinha caído,fica em mim uma dúvida que perciste em interrogar...
...vivendo numa vida monótona e de difícil condição,depremido e sem esperança,não sei se eu conseguiria ter alto estima para me levantar e prosperar...mais sei que faiz muito sentido e é muito sábio o significado dessa parábola...agradeço ...

10/03/2011  03:39:00
Enviado por olga.js
antes de ler essa parabola eu achava que a vida era assim mesmo,mas vi que não,só não sei se vou conseguir,empurrar minha vaca.....

27/02/2011  23:44:51
Enviado por IISRAEL
joguei minha vaquinha algumas vezes no abismo, a primeira foi aos 16 anos de idade quando vivia de trabalhar na lavoura (ROÇA) entao deixei meus pais irmaos amigos da infancia da escola entre outros e vim p capital (s.luis)estudar trazendo na bagagem ´´ALGUMAS MUDAS DE ROUPAS E MUITOS SONHOS`` hoje já com varios deles realizados, namorei com a menina de meus sonhos desde que eu tinha 16 e ela 12 anos namoramos 8anos, casamos os 02VIRGENS em 1996, temos hoje uma filha de 06anos nossa simples e humilde casa propria nosso carro gol p trab e passear nossa moto biz somos uns dos poucos brasileiros que podemos dizer que (PARA GLÓRIA E HONRA DE DEUS) nao devemos um centavo a ninguem, devemos é muito favor a muita gente, somos todos evangelicos da ASSEMBLÉIA DE DEUS, nao somos ricos e nunca pedimos a DEUS p ser ricos de bens materias, mais somos ricos DA GRAÇA DE DEUS, entre namoro e casamento temos 23 anos de muita felicilidade para GLÓRIA E HORA DE JEUSUS AMEM...

26/12/2010  00:43:05
Enviado por Maria Rosane
Mensagem super verdadeira,as vezes temos que derrubar a vaca no precipicio,para descobrir novs caminhos.

03/09/2010  21:50:59
Enviado por veronica
conheci esta parabola por email em jan/2000, recebi a mensagem com o titulo "A Grande Lição", como a situação é sempre atual resolvi procurar por esta mensagem p/enviar a alguns amigos neste momento. e neste momento estou querendo jogar minha vaquinha no precipicio as parabolas chinesassão sempre atuais, apesar de tão antigas.

03/08/2010  16:49:25
Enviado por aline vidal
linda mensagem!!!

25/05/2010  15:55:02
Enviado por janete de araujo brito santana
muito bom e uma lição de vida, não temos que ter medo.

25/05/2010  15:54:03
Enviado por janete de araujo brito santana
muito bom e uma lição de vida, não temos que ter medo.

25/05/2010  15:52:08
Enviado por janete de araujo brito santana
muito bom e uma lição de vida, não temos que ter medo.

14/05/2010  20:26:35
Enviado por ADRIANA FEITOSA
Uma HISTÓRIA como esta nos mostra o quanto o comodismo faz o homem regredir ou mesmo estacionar até mesmo na evolução espiritual, pois ele tbm mostrava uma pessoa sem iniciativa para sobreviver. Precisou o sacrificio da vaquinha rsrs para ele abrir os olhos. Do mesmo modo são as oportunidades que Deus nos mostra e que mts vezes por precisar de um esforçocinho agente deixa passar esperando que venha td já pronto.Aprendi mt com esta mensagem, Mt obg.

13/05/2010  10:41:29
Enviado por romulo chaves
é bem uma grande experiencia que pois aprendi pois temos que nos livra do comodismo .

28/04/2010  11:51:22
Enviado por francilene
gostei muito dessa é uma historia muito enteressante assim aprendemos muitas coisas importantes.

25/04/2010  05:19:42
Enviado por Adriana
Esta mensagem pra mim foi tocada na alma pois temo de mudanças e estou atualmente vivendo esta questão e agora lendo me sinto mais forte para mudar e seguir em frente.Obrigada pessoal.

24/04/2010  08:27:01
Enviado por rosimeri oliveira da silva
essa historia mexeu muito comigo,pois ando quase igual aquela familia,mais com umagrande diferencia estamos lutando juntos para sirmos todos, deonde caimos, eu acredito que deus nçao desampara os seus filhos, mais temosque fazer algo para mudar, minha familia se chama rosesoares kaline maicom wellington, um forte abraço a tds.

22/04/2010  10:10:45
Enviado por
Muito realista e otimista,grande liçao de vida e amadurecimento tornando nos capazes de ir adiante depois de um fracasso.

20/04/2010  15:36:59
Enviado por Anita
Muito realista apesar de ás vezes acharmos que é o fim da nossa vida pode ser um novo capitulo na nossa vida.

Enviem mais para mim.

20/04/2010  11:45:57
Enviado por Nice
Realmente já estive nesta situação,sei que as vezes parece que é o fim, mais é só um novo recome
ço, onde tudo muda para melhor.Acreditar em Deus é
assim não precisa ver,é só crer.¨"Felizes os que
creem sem ver, disse Jesus".Façam a Experiência!

20/04/2010  09:42:18
Enviado por Ana Beatriz Oliveira
Nossa a párabola da "Vaquinha" é tdo na minha vida, pqe é exatamente o q eu estou vivendo nessa fase da minha vida, simplesmente linda !!

20/04/2010  07:01:18
Enviado por Vitor
Muito boa esta fabula, eu passei algo semelhante e posso testemunhas na primeira pessoa que na adversidade podemos ganhar muito mais.

20/04/2010  00:13:08
Enviado por Larissa
muito linda, tambem quero recebe-las sempre que possivel...

20/04/2010  00:02:45
Enviado por íria fernanda
temos q relamente refletir sobre nossa vida e matarmos a vaquinha q temos. qro q envie meu email pq ainda recebo minha filha q passa p mim.

19/04/2010  18:02:27
Enviado por Regina Romano
Muito lindo o poema

19/04/2010  17:42:14
Enviado por gilberto miranda
leio sempre quando posso, e sempre comento com meus funcionarios e minha familia, parabens... se possivel me enviem po email. abraço gilberto

19/04/2010  15:01:41
Enviado por julia
parabola da Rosa
Como são lindas as parabolas, peço que me envie todas possivis, são muito boas

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal