Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Os conflitos e discussões conjugais

05/03/2012


Bom Dia Amigos!!

A falta de diálogo, compreensão e o respeito é o que prejudica qualquer relacionamento...

Reflitam!!

Os conflitos e as discussões em nossos relacionamentos são inevitáveis. Para confirmar esta verdade não se necessita ser nenhum “expert” no assunto. Já presenciamos esses momentos até entre pessoas que vivem uma relação de forte romantismo. Entretanto, a maneira como lidamos com essas situações é que poderá sinalizar as conseqüências e o futuro das passageiras desavenças dentro da vida conjugal.

Ninguém – tomado pelo calor de uma situação estressante – poderia no auge de uma discussão externar ao cônjuge palavras de estímulo, como por exemplo: “Você é uma pessoa com grandes qualidades, inteligente, sagaz, intrépida…” Pelo contrário, mesmo que a pessoa tenha todas essas qualidades, essas virtudes seriam afogadas no mar de palavras pejorativas em tais momentos.

Se não estivermos atentos, esses momentos conflituosos poderão se tornar um verdadeiro campeonato para ver quem consegue ser mais hostil àquele com quem se relaciona. Muitas vezes, tais discussões têm início com uma conversa aparentemente sem relevância, contudo, dentro do casamento, não é raro saber que muitas dessas controvérsias resultaram em atitudes abusivas em que a agressão física foi aplicada na tentativa de se estabelecer a razão.

Conhecendo as conseqüências da agressividade, é necessário lembrar e priorizar o respeito merecido pela pessoa com quem se convive, especialmente, quando se está tomado pelo estresse; pois as seqüelas de uma discussão mal administrada poderão trazer profundas feridas para a continuidade de um sadio relacionamento entre o casal.

As dificuldades financeiras e os desafios enfrentados dentro da vida familiar são os temas mais atualizados nas conversas conjugais; entretanto, o casal pouco fala de si próprio. Sem perceber, mesmo nos momentos em que os dois estão a sós, o teor da conversa esbarra frequentemente nos problemas e raramente sobre a importância da presença do outro, de modo a propiciar o namoro por meio das palavras, das manifestações de carinho, como o abraço. Conversas propriamente relacionadas à vida do casal e que poderiam estimular o entrosamento conjugal são muitas vezes esquecidas. E devido a esse distanciamento, pouco a pouco os cônjuges começam a se tornarem estranhos ou independentes dentro de um relacionamento em que a vida comum e solidária é o fundamento dessa relação.

A disposição para a retomada do diálogo – tal como se vivia na época do namoro – pode evitar muitas futuras desavenças. Em outras ocasiões, ceder ao sacrifício, abrindo mão de nossas “pequenas riquezas”, poderá ser um ato de bravura no momento da discussão, mas acredito que o desejo de se moldar às exigências conjugais é a principal atitude para que se consiga minimizar os conflitos.

Seria uma grande utopia acreditar que em nossos relacionamentos não teríamos discussões e desavenças. Sabemos que o casamento não aconteceu apenas naquele dia em que decidimos viver juntos, diante do sacerdote, mas se atualiza a cada novo dia, tendo como bagagem as experiências de todos os outros dias transcorridos, que marcaram vitórias sobre as dificuldades na companhia do cônjuge.
Deus abençoe
Dado Moura

Queridos Amigos!!

Cada pessoa tem uma opinião e jeito diferente da outra... Então como viver a dois? Missão impossível? Não, não é impossível quando se há amor, diálogo, compreensão e respeito! O diálogo serve para que ambas das partes exponham suas opiniões respeitando a do próximo e compreendendo a visão do outro, para que juntos consigam encontrar um acordo, uma solução.

Um forte abraço!!
Velho Sábio!!
Veja também:
Os dez mandamentos para viver bem os outros
Sorria
Alimentando o amor
A Posição Correta de uma Árvore Torta
Hábito de explodir
12 comentários para "Os conflitos e discussões conjugais"

04/11/2012  12:04:52
Enviado por EDILEUSA NOGUEIRA
Em muitas situações, dialogo representa silencio por uma das partes e acusações poe outra. Se não houver amor, renúncia e perdão não haverá dialogo. E consequentemente, acordo, aprendizado e maturidade. Viver em prol do outro é o maior bem.

21/08/2012  02:58:30
Enviado por ingri araujo guimaraes
É uma lição para mim fui casada treze anos ficamos um ano separados um do outro, e tem seis meses que voltamos, mas velho sábio aprendi que o dialogo e o respeito são os melhores amigos de um relacionamento, a separação me fez enxergar meus defeitos e durante um ano me fortaleci com os obstáculos porque aprendemos a dar valor nos pequenos detalhes da vida a dois.

11/07/2012  00:53:22
Enviado por claudia
O duro é quando quando se lê uma mensagem como essa depois que o casamento acabou e a vontade que se tem é voltar atras e não tem mais jeito. Ainda amo a mesma pessoa, acredito que não me ame mais é o que parece.

17/06/2012  17:02:34
Enviado por Zezo Prestes
Velho Sábio, quanta verdade nesta mensagem. Não fui desonesto, mas fico a imaginar o quanto minha esposa deve ter sido paciente e quanto deve ter me perdoado para que pudessemos viver. Portanto nunca havia refletido sobre este assunto. Porísso que pessoas quando enviuvam sempre são mais amorosos e cuidadosos que no primeiro casamento, surgindo até comentários de que oque não fazia para a primeira esposa está fazendo para a segunda. Obrigado.

30/05/2012  08:09:57
Enviado por patrícia fischer
É complicado dar continuidade a um relacionamento quando não mais existe diálogo, quando não mais existe o respeito e com isto nos perguntamos: será que ainda vale apena continuar? Acredito que, em quanto existir amor, tudo vale apena.

06/05/2012  18:04:52
Enviado por AnaPaula Vieira
O triste de uma relação é quando um entra de coração e o outro de interesse, e a pessoa de coração depositou tudo de bom que tinha e começa a cair a mascara do interesseiro, e o coração em frangalhos não consegue entender porque isso. É a vida nos ensinando que os homens erram para tirar lições do que passamos. Obrigado!

05/04/2012  08:23:38
Enviado por Dalva Renze
Quando o assunto é relacionamento a dois é meio complicado, porque vai depender de cada casal na sua forma mútua em cada conquista. O ponto de maior conflito é relacionado a situação financeira, pois hoje tanto o homem como a mulher precisam trabalhar e nisso acaba tendo pouco tempo para ambos os lados e até em relação aos filhos. O casal em si precisa de ser conscientes quando tomarem suas decisões, pois cada ato tem suas consequências. E as consequências muitas vezes tornam o relacionamento cada vez pior. Como se diz O Velho Sábio tendo diálogo tudo se achega no seu lugar devido!

23/03/2012  21:52:39
Enviado por ADEMAR CAMPOS
Eu só acho que é melhor separar, quando se perde o respeito, pois se perde tudo.

23/03/2012  01:42:18
Enviado por natalia
A convivência é muito difícil, mais todos já entram em um relacionamento sabendo disso, sendo que as vezes nos surpreendemos com o que se tornam nossos parceiros, no inicio muito amor, carinho... depois ausência de carinho até mesmo de palavras... para esse convívio se tornar melhor, temos que respeitar o espaço do outro, também temos dias ruins em que precisamos de um simples silencio. Se quer mesmo ser feliz, vai ter que aprender a ignorar muita coisa, não quer dizer que devemos ser cegas, apenas ignorar problemas irrelevantes... ainda busco minha felicidade com meu marido, temos dois filhos lindos, nossa amor ta meio apagado, já tentei de varias formas acender, sei muitas coisas a se fazer e já fiz muitas delas na teoria é uma coisa, quando resolvemos por em pratica tudo fica mais complicado, temos que contar com a reação do outro as vezes se torna meio inesperado... mais ainda assim buscamos ser felizes...

14/03/2012  14:20:43
Enviado por Michelly
A relação fica muito difícil quando todos temos deveres mas só um tem direitos. É por isso que ta tudo tão difícil hoje em dia, porque as mulheres tem um carga muito maior que os homens e quase nenhum direito de se distrair, sozinha sem os filhos principalmente.

06/03/2012  10:04:29
Enviado por solange
Bom dia, adorei as mensagens! Beijos da sol.

05/03/2012  20:22:40
Enviado por Ricardo Q. Lobão
A palavra "diálogo " se refere a duas pessoas, então, em um momento, devemos expor nossas ideias, mas, em outro momento, devemos escutar, com respeito, o que o outro tem a dizer.

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal