Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

A Fofoca

09/09/2011


Olá Amigos!!

As pessoas que gostam de falar muito e gostam de fazer fofocas, são as que se acham melhores que os outros, geralmente elas falam muito e nada dizem... Trago-lhes hoje uma historia sobre a fofoca...

Reflitam!!

Esta arma aniquila qualquer organização social, por mais bem ajustada que possa ser. Ela surge nos ambientes de improviso. Não se sabe de onde ela vem e nunca tem paternidade. Oficialmente não existe. Sua trincheira de luta é sempre a clandestinidade.

Quando ataca, fere, agride, desanima e destrói. Nenhum grupo social está livre da fofoca. E quando ela medra dificilmente será extinta porque quando as providencias combativas chegam, ela já fez o estrago que queria…

Quem administra necessita ter suas antenas vigilantes para flagrar as fofocas em suas origens, a fim de não dar chance de avanço.

É incrível, mas o ser humano está sempre pronto para cuidar da vida alheia. Este foi um vício que foi institucionalizado, pois até as nações já estão fofocando.

Uma historinha sobre fofoca: Numa cidade do interior Lourenço encontrou um dirigente espírita, homem ilibado, trabalhador e muito querido. Todo mundo queria ouvi-lo um pouco mais e como no centro espírita isso era impossível, as pessoas se propunham avistá-lo em sua residência. Ao que, ele diz:

- Isso mesmo passe lá em casa!

Tomaremos um cafezinho e falaremos mal dos outros.

Lourenço ficou preocupado e quis saber do cidadão o porquê dessa resposta e o dirigente completou:

- Olha meu filho, o maior perigo que a humanidade enfrenta é o exercício da língua. A língua é um instrumento perigosíssimo, quando mal aplicado. Deus, conhecendo os perigos da língua, encerrou-a numa caverna (a boca) e colocou uma grade (os dentes). O homem, no entanto, ignora tudo isso e, ante qualquer deslize de seu semelhante, libera a língua e censura o infeliz, sem dó, induzindo as pessoas a fofocarem comigo, fico mais tranquilo, porque as fofocas que ouço terminam em mim e não vão causar à frente desgostos, terríveis crises, inimizades e quem sabe até crimes…

Arrematando este breve comentário encaixo antiquíssimo provérbio chinês que diz:

“Antes de colocar a língua em movimento verifique se a mente está engrenada”…

Carta do Editor, “Correio Fraterno do ABC” nº 387 de abril de 2003.

Queridos Amigos!!

As pessoas que fazem fofocas são geralmente as que se acham melhores que os outros, são as que querem chamar atenção, querem mostrar que são elas que sabem das coisas, mas na verdade são as que menos sabem... Quem fala muito, nada diz e nada aprende...

Um forte abraço!!
Velho Sábio!!
Veja também:
A ação mais importante
Águia ou Galinha?
Fortalecimento
A alegria se contagia através do sorriso
Iniciando um novo ano
8 comentários para "A Fofoca"

20/02/2014  18:12:08
Enviado por MARIA OLIMPIA
Sou gestora em uma escola e nas reuniões que ministro, de vez em quando uso textos, vídeos que demonstram o objetivo da fofoca que é a desunião do grupo.

28/11/2011  22:09:10
Enviado por ILMA
Boa noite!
Achei este site super interessantes, pois tem vários tipos de assuntos, que pode interessar crianças, adolescentes e adultos.

23/09/2011  06:49:11
Enviado por Cláudia
Olá,estou gostando mto deste site,até pq posso interagir,bem estou a procura de alguma "coisa"q faça sentido,nessa "enxurrada"de dizeres lindos em q as pessoas põe na internet,mas poucos ou nenhum praticam um terço se quer do q estão a dizer,queria algo que falasse sobre esse tema.
Obrigada desde já,fico no aguardo!!!

22/09/2011  21:32:19
Enviado por Greisiani
Parabéns essa mensagem é maravilhosa.

22/09/2011  11:41:09
Enviado por nelia mota da paixao
gostei da mensagem,tem muitas pessoas fofoqueiras,deixam de viver a vida delas pra viver a dos outros,rsss...

15/09/2011  12:31:25
Enviado por bruno
gostei muito

12/09/2011  07:19:24
Enviado por Lenira Martins
Adorei...a mais pura verdade....Precisamos nos controlar para não cair na tentação das fofocas...
Vou tentar tornar isso um Hábito

09/09/2011  12:47:18
Enviado por lu
Bom dia pessoal!

Seria muito interessante sempre que ouvissemos uma fofoca de alguém fizessemos como socrates fazia quando tb ouvia uma, ou seja, passava nos tres filtros, pois por vezes julgamos errado as pessoas por conta disso, ouvimos e digerimos tudo que escutamos.

Tres filtros de socrates.. dizem

O primeiro filtro é o da Verdade. Estás completamente seguro de que o que me vai dizer é verdade? -- Bem... Acabo de saber... -- Então, sem saber se é verdade, ainda assim quer me contar?

Vamos ao segundo filtro, que é o da Bondade. Quer me contar algo de bom sobre meu aluno? -- Não, pelo contrário. -- Então, interrompeu Sócrates, queres me contar algo de ruim sobre ele, que não sabes se é verdade!

Ora veja! Ainda podes passar no teste, pois ainda resta o terceiro filtro, que é o da Utilidade. O que queres me contar vai ser útil para mim? -- Acho que não muito.

-- Portanto, concluiu Sócrates, se o que você quer me contar pode não ser verdade, não ser bom e pode não ser útil, então para que contar?

Este episódio demonstra porque era tão estimado.

Assim tb aprendemos..









Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal