Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

A arte de ser feliz

24/08/2011


Boa Tarde amigos!!

A felicidade não esta em sua janela? Tem certeza? No dia de hoje trago uma pequena mensagem para refletirmos sobre onde encontrar a felicidade, ela pode estar bem mais perto do que você imagina...

Reflitam!

Houve um tempo em que a minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora, nos
dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa e sentia-me completamente feliz.

Houve um tempo em que a minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. Um barco carregado de flores. Para onde iam aquelas flores? Quem as comprava? Em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? E que mãos as tinham criado? E que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las? Eu não era mais criança, porém a minha alma ficava completamente feliz.

Houve um tempo em que minha janela se abria para um terreiro, onde uma vasta mangueira alargava sua copa redonda. À sombra da árvore, numa esteira, passava quase todo o dia sentada uma mulher, cercada de crianças. E contava histórias. Eu não podia ouvir, da altura da janela; e mesmo que a ouvisse, não a entenderia, porque isso foi muito longe, num idioma difícil. Mas as crianças tinham tal expressão no rosto, a às vezes faziam com as mãos arabescos tão compreensíveis, que eu participava do auditório, imaginava os assuntos e suas peripécias e me sentia completamente feliz.

Houve um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma regra: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamentefeliz.

Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

(Cecília Meireles)

Queridos amigos!!

A felicidade está dentro de nós, basta querermos deixá-la sair e contagiar todos ao nosso redor! A felicidade está nos olhos de quem vê a vida de maneira simples, tranquila sem complicá-la demais, ela está nos olhos dos otimistas, naquele que confia em si e vai atrás de seus desejos e os realiza... Os desafios da vida sempre vão estar ai para que possamos aprender algo de bom mais tarde! A felicidade sempre encontra-se no alcance de todos, basta querer vê-la!

Um forte abraço!!
Velho Sábio!!
Veja também:
Há sempre alguém
Viver não dói
Semana do Natal - O que é o Natal?
O homem e o tempo
Ser feliz
9 comentários para "A arte de ser feliz"

17/08/2014  23:23:07
Enviado por anonima
...é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim... Cecília acredito que esteja vendo a vida nas etapas de sua vida! Confesso que já vi na minha janela várias maneiras da minha vida.
Quando uma mulher se torna mãe, o motivo principal dela é poder criar e ver seus filhos felizes. Falo por mim, eu particularmente não tenho a necessidade de olhar, hoje, com os olhos de mãe, ter a mesma felicidade de quando menina ou adolescente. O que eu sinto é uma grande tristeza em sentir que com o passar dos anos, não vemos a vida da mesma maneira.
Aquela rua que eu brincava, hoje é apenas uma lembrança, fazer disso uma necessidade de voltar a vivenciar isso, já é trauma.
Aquele namoradinho do passado que tínhamos vontade de casar, ter muitos filhos, acho também que fica no passado. As fases de uma menina, moça, adolescente, mulher e mãe se modificam. Seus sentimentos nunca serão os mesmos. Sempre ouvia uma frase de adolescente: se você pudesse realizar um sonho do passado, o que você escolheria? Sinceramente,hoje, digo, eu não escolheria nada.
Cecilia diz não tenho mais aquela face de ontem... e é exatamente isso! Com o passar dos anos, as mulheres mais inteligentes desenvolvem em si a escolha pelo que é bom, pela paz, pelo riso sincero, as brincadeiras de menosprezo e indelicadeza vão deixando de ser engraçadas e sem importância. Aquele vestido preto colado vai sendo trocado por roupas mais apropriadas a idade.
Quando a mulher ou o homem precisa se autoafirmar passam a conviver no universo do inverso a sua realidade.
Hoje, eu tenho apenas um simples sonho. Talvez ha 20 anos, eu acharia a coisa mais penosa de se querer na vida! Ainda bem que não tenho mais 20 anos. São as janelas da vida!

22/07/2012  19:12:58
Enviado por ana maria anjos de santana
Gostei tanto da mensagem, sou apaixonada por ela.
cada uma mais linda do que a outra.

28/04/2012  17:12:50
Enviado por cinara
Tinha 9 anos quando li pela primeira vez essas lindas palavras de Cecilia, hoje com 37 e sempre tive uma enorme vontade de ler novamente. Como diz o texto não são as coisas que te fazem feliz e sim os olhos de quem os vê. Mas com certeza hoje sinto-me completamente feliz por esse reencontro. Obrigada.

22/03/2012  11:07:34
Enviado por maria cristina oliveira
Amei de mais essa mensagem... Tenho aprendido muito com essa página...

12/09/2011  16:49:42
Enviado por naldo
apdd,to,estou com muita saudade de amiga , com vc esta .tenho indor em sua casa mais vc não esta la, saudade da no conversa , beijo de seu irmão,estou sempre do seu lado para tudo e sor chama ,com muito carinho de uma pessoa que te ama minha irmã

01/09/2011  16:55:06
Enviado por Geisa
Adorei todas as mensagens...Faço Bom Dia que é fixiçado no elevador do Predio onde trabalho, suas mensagens me inspiram. Parabens

30/08/2011  09:39:11
Enviado por ivonete pessoa
ola ,fiquei radiante diante dessa maravilhosa maneira de ver a felicidade e por um instante parei e vir verdadeiramente que a felicidade estar mesmo dentro de nos mesmo e essa ninguem consegue rouba-la
adorei .

25/08/2011  10:22:37
Enviado por francisco costa
adoro essas mensagens pois todas elas me fazem mas feliz.

24/08/2011  14:12:35
Enviado por Edigleuma
E verdade muitas pessoas nao é possivel enchegar
a verdadeira felicidade.
muito eu gosto muito das sua mensagens.

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal