Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Elegendo prioridade

02/06/2011


Olá amigos!!

Muitas vezes quem tem tudo pode não ser feliz por isso. Tudo depende das prioridades que adotamos em nossa vida.

Reflitam!!

Quantas vezes você já se disse cansado, estressado, desanimado? Quantas vezes a vida lhe pareceu pesar sobre os ombros, como se carregasse o mundo e se sentiu quase a soçobrar?

Já se indagou, alguma vez, por que esse seu estado de ânimo?
Você poderá responder que é o cansaço da luta diária, que já não é tão jovem, que os anos contam na economia do corpo, que as forças já não são as mesmas, que as lutas recrudesceram.

Tudo isso pode ser verdade, parcialmente. No entanto, por vezes, elegemos alguns itens como prioritários em nossa vida, sem que realmente o sejam.
Isso nos remete a um fato que ouvimos e que buscaremos narrar, ao sabor da nossa própria emoção.

Certo professor costumava reunir, com alguma frequência, seus alunos, extraclasse, a fim de estreitarem laços de amizade. Sua casa era, de modo geral, o local onde se encontravam.

Numa dessas oportunidades, os rapazes começaram a falar dos seus desencantos, do seu cansaço, do estresse de que se sentiam acometidos.
Todos falavam e a tonalidade era a mesma. Então, o diligente professor foi até a cozinha e preparou chocolate quente.

O dia estava frio e a bebida era propícia. Trouxe uma grande jarra com o chocolate quente e a colocou sobre a mesa da sala.
Ao seu redor, colocou canecas de tamanhos, cores e tipos diferentes. Umas eram grandes, coloridas, bonitas. Algumas de porcelana, outras de cristal, outras de barro.

Logo, os rapazes, ávidos por beber algo quente, começaram a se servir, escolhendo as mais caras e vistosas canecas.
E a conversa continuou.
Passado algum tempo, esgotadas as reclamações, tomou a palavra o professor:

Jovens, vejo que todos apreciaram o chocolate quente. Vocês se deram conta de que cada um, de forma rápida, procurou apanhar a caneca mais bonita, mais preciosa?
Embora vocês achem normal desejarem somente as melhores coisas para si, é aí que está a fonte de seus problemas.

A caneca não acrescenta nada à qualidade da bebida. Na maioria das vezes, é apenas mais cara. Às vezes, até esconde o que estamos bebendo.
No entanto, o que todos queriam era o chocolate, não é verdade?

A caneca é apenas o recipiente, que não tem o condão de alterar a substância que contém.
Vejam bem: o chocolate quente é a vida que Deus nos dá. Emprego, dinheiro e a posição na sociedade são as canecas.

São ferramentas que fazem parte da vida. As canecas que vocês têm nas mãos não definem, nem mudam a qualidade de vida que vocês vivem.
Às vezes nos concentramos nas canecas, deixamos de saborear o chocolate quente que Deus nos tem ofertado.

Lembrem-se de que Deus provê o chocolate. Ele não escolhe a caneca.
* * *

Lembremos que as pessoas felizes não são as que têm o melhor de tudo, mas as que fazem o melhor de tudo que têm.
Pensemos nisso e façamos a eleição das nossas prioridades.

Redação do Momento Espírita, com base em conto de autoria ignorada.

Queridos amigos!! Ter todas as "ferramentas" pode não significar ter a felicidade. Aquela antiga frase que diz: Dinheiro não traz felicidade é real. Muitas pessoas conseguem ser felizes com o pouco que tem, enquanto outras tem tudo materialmente e são muito infelizes. Faça o melhor com o que você possui, corra em busca de seus sonhos, mas lembre-se que Deus lhe deu a vida, as prioridades dela é você quem deve escolher.

Um forte abraço!!
Velho Sábio!!
Veja também:
Quando uma porta se fecha, outra se abre
Ao nosso alcance
Sem liberdade para ousar
Mas...
O lixo emocional deve ser reciclado
6 comentários para "Elegendo prioridade"

04/01/2013  08:22:52
Enviado por Tamiris da Silva Santos
Eu descordo com essa antiga frase! As pessoas tem mania de misturar dinheiro com felicidade. Porque felicidade ¨¦ você fica feliz pelo que já tem. Dinheiro ¨¦ busca o que não tem.Nós estamos no mundo para evoluir tanto espiritualmente como materialmente. Mas ¨¦ preciso ser de uma forma justa e limpa. O dinheiro foi feito para nos ajudar evoluir. As pessoas que fazem mau uso dele. Por isso que surgiu esse pensamento negativo do dinheiro.

09/07/2011  11:54:02
Enviado por carla
Esta msg me fez refletir q nao somos na sem "DEUS" em nossas vds!E q esse professor e um otimo conselheiro,e q nao a nada mais impotante do q vc viver sua vd, seja ela do jeito q for...

29/06/2011  14:44:52
Enviado por Roberto Malta
Parabéns!!!! As mensagens aqui postadas são todas de uma significancia enorme em nossas reflexões.

04/06/2011  18:55:02
Enviado por Roberto
Mais que prioridade, o AMOR é urgência, a urgência dos carinhos, dos cuidados, dos gestos de afeto.

Como disse madre Tereza: “Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa”. O amor é o segredo de uma herança duradoura.
As pessoas no leito de morte, quando elas se encontram no limite da eternidade, certamente não irão dizer: “Tragam os meus diplomas! Eu quero olhar para eles mais uma vez. Mostre-me meus títulos, minhas medalhas, aquele relógio de ouro que recebi”. Quando a vida na terra está no fim, as pessoas não se cercam de objetos. Querem em torno de si pessoas — pessoas que amam e com as quais mantêm relacionamentos.
Em nossos momentos finais, todos percebemos que são os relacio­namentos que constituem a vida. Ser sábio é aprender essa verdade o mais rapidamente possível. Não espere até estar no leito de morte para compreender que nada é mais importante.

03/06/2011  19:48:23
Enviado por Lu
Dinheiro não traz felicidade é um fato.. engraçado eu ja disse isso a alguém em especial, claro que nao tenho, mais tenho essa certeza, pois dinheiro nao consegue comprar saúde, apenas ajuda conservar ou reparar em alguns momentos. Nao compra amizade sincera, nao compra amor de verdade, resumindo NAO COMPRA FELICIDADE..

Quero eleger como prioridade meu amor proprio, nao sendo egoísta, mais apenas lembrando que só podemos dar aquilo que temos, e me amando poderia amarr. Eleger tb a sinceridade, a alegria, o gostar de quem gosta de mim... acima de tudo, fé e esperança de que amanha talves meu sonho será REAL..

03/06/2011  11:14:15
Enviado por Ailton
Suas mensagens são todas lindas cada uma mais que a outra.
Parabéns.

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal