Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Contos da Índia: O Segredo

23/05/2011




Dizia-se que o sábio tinha o segredo da felicidade e que o guardava cuidadosamente em um cofre.

O rei mandou chamá-lo e lhe ofereceu muito dinheiro pelo cofre, mas o sábio simplesmente recusou a oferta, dizendo que era algo que o dinheiro não podia comprar.



Um dia, uma criança se apresentou diante do sábio.



- Sábio, por favor, ensine-me o segredo da felicidade.



Movido pela pureza e inocência da criança, o sábio lhe disse:

Preste muita atenção. A primeira coisa que você deve fazer é amar-se e respeitar-se e dizer a si mesmo todos os dias que você pode vencer todos os obstáculos que se apresentarem na sua vida. Isso se chama autoestima. A segunda que deve fazer é pôr em prática o que você diz e o que pensa. A terceira, é jamais invejar alguém pelo que ele tem ou é. Eles já alcançaram as suas metas, agora alcance as suas. A quarta, é jamais guardar rancor de ninguém no seu coração. A quinta, é não se apoderar do que não é seu. A sexta, é jamais maltratar alguém; todos os seres têm o direito de ser respeitados e queridos. E a última coisa que você deve fazer é acordar todos os dias com um sorriso e descobrir em todas as pessoas e em todas as coisas o seu lado positivo. Pense na sorte que você tem. Ajude a todos sem pensar no que poderá obter em troca e passe adiante o segredo da felicidade.



Queridos amigos!! Está mensagem nos faz refletir sobre coisas que muitas vezes sabemos, porém não tentamos por em prática. Amar-se, por incrível que pareça muitas vezes não nos amamos. Dizer o que pensamos, não invejar, afinal o que temos foi por nossa luta. Não guardar rancor, algo complicado, mas essencial. Enfim, amigos tudo que foi falado é de extrema importância e o que se resume em jamais esperar algo em troca, somente conseguindo aplicar todos esses valores poderemos alcançar a felicidade.



Um forte abraço!!

Velho Sábio!!
Veja também:
Em caso de despressurização
O perdão do coração
Comece consigo mesmo
Sentido da vida
O Único Sobrevivente
9 comentários para "Contos da Índia: O Segredo"

23/05/2013  10:41:21
Enviado por gabriela
Gostei!

24/11/2011  21:30:18
Enviado por almira
Lu, adorei seu comentário com certeza você é uma pessoa especial.

22/07/2011  16:12:00
Enviado por ladia suenia
escolhas

a vida dos seres humanos e repleta de escolhas e qual a escolha cetra hoje na minha vida queria nao ter que escolher e ir vivendo passando por a vida como uma novela que no final sempre da certo eo rapaz sempre fica com a mocinha queria que a pessoa amanda mim amasse mais e mim coomprendese queria ser ouvida mas por as pessoas que amo ja quis ir embora mas vi que nao e soluçao e uma pessoa na vida mim disse uma coisa tudo na vida da certo se ainda nao e por que n chegou ao fim entao que minhas escolhas sejam o espelho de uma amanham cada vez melhor.

30/05/2011  09:08:59
Enviado por Erica Aparecida Cotta Silva
Mto linda a mensagem e a pura verdade ,aprendi um pouco maisa c essa mensagem ,as vezes esquecemos o qto é simples sermos felizes e como depende de nós mesmos pra isso ,vou fazer mnha parte ,bjs a tds e mto obrigada ,q Deus os abençôe!!

28/05/2011  10:36:07
Enviado por marluci
Talvez o meu comentario nao será publicado,como vários nao foram,td bem nao ligo pelo eu estou tentando;hj estou triste,tenho depressao e fico assim do nada,nao sei pq vem,só sei que vem de algum lugar,nao tenho muitos amigos,sempre fui muito timida,nunca fui de sair de casa,de ir na casa dos outros,agora comtrinta eseis anos,com meus tres filhos nas idades de nove aos quinze,fico só,pq dois estao com o pai longe de mim eo caçulo que esta comigo bem é o unico. Tenho que descobrir um modo de sair dessa tristeza toda,pq nao gosto de ficar assim,mas é muito forte,oro a Deus pra me ajudar e ele me ajuda na maioria das vezes,sei que eu tb preciso querer me ajudar,tento fazer minha parte.Agora mesmo,estou pensando num modo de levantar minha moral,nao vou a lugar nenhum,nem a igrejas,nada,só oro em casa,derepente seja esse meu problema ficar todo tp em casa,sem procurar ajuda é mais difícil,quero sair disso,tenho que focar em algo bom,que no caso sao meus tres lindos filhos,qdo eles vierem me visitar tenho que estar melhor,e pro meu filho caçula que esta comigo tenho que ficar sempre numa boa,pq ele nao merece uma mae depressiva,triste,enfim Deus é superior a tudo de negativo que existe nesse mundo.

25/05/2011  09:47:02
Enviado por Lu
Ainda continuo fazendo valer uma mensagem que me fez refletir muito, ouvir mais e falar menos, me recordei que os sábios vivem e se formam em sua caminhada pela vida assim, se tornam sábios agindo desta forma.

Mais sabemos realmente que existem os que tenham que imitar... Como a exemplos os pontinhos(eu os uso com meu grande amor...) daí os mais pequenos em pensamentos, fazem uso também da forma de falar, cor, corte de cabelos, palavras, por um lado alguns por admiração, carinho ou até amor, isso é bom mais outros o fazem por má inveja mesmo, aquela que faz mal que machuca, destrói, faz doer..

Não nos tirar aquele a quem conquistamos com tanto carinho, amor e dedicação... um amor distante, candango lindo, meu sonho..

Quero sempre poder negar em mim tais atitudes ruins, que meu coraçãozinho nunca se perca por esse caminho e quando eu tiver que fazer algo que alguém faça que seja por admiração, carinho e amor, para promoção de um ser melhor, a começar por mim.. é a chamada inveja boa, que não ofende, machuca ou destrói nada e nem ninguém

Velho sábio!! Parabéns grande amigo, que deus o abençoe sempre

24/05/2011  15:59:32
Enviado por Maria Cristina
Tudo na vida pode ser posssível é só quere...bjus

24/05/2011  15:25:28
Enviado por Cristiane falk
simplesmente falou tudo o que muitas pessoas precisariam ouvir todos os dias...

24/05/2011  11:15:20
Enviado por Roberto
A felicidade do outro lado do abismo

Não adianta fingir que não existem abismos na estrada da vida. O importante é aprender a construir pontes sobre eles.

No entanto, esta é uma questão difícil: como construímos uma ponte? Quando estamos diante de um abismo e não sabemos como atravessá-lo, pegamos uma corda e a lançamos para o outro lado. Às vezes, lançamos e acertamos; outras, lançamos e erramos. Muitas vezes nos cansamos de tentar e sermos corajosos. Todos sabemos que o amor lança pontes, tece ligações, mas todos temos medo do poder que o amor tem de criar e de destruir. Sabemos que ele pode mudar nosso mundo amanhã e tornar a transformá-lo depois. Entretanto, só se aprende tentando.

De repente acontece um duplo contato e daí surge um "amor tecido", quer dizer, um amor entrelaçado, trançado, mesclado, que não é propriamente uma obra a ser construída, mas sobretudo uma prática contínua, uma espécie de encadeamento. Esse é um amor que por sua vez gera e dá forma ao nosso sonho, ao nosso desejo de felicidade.

*Maria Helena Matarazzo é autora de, entre outros, "Coragem para Amar", da Editora Record.

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal