Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Fale menos do que o necessário

16/05/2011


Olá amigos!!

Precisamos aprender a controlar o que falamos, pois as palavras depois de ditas não podem ser retiradas. Hoje trago uma mensagem que nos faz refletir o cuidado que precisamos ter em pensar e ouvir muito bem antes de falar as coisas e se arrepender.

Reflitam!!

Fale menos do que o necessário. Assim você cria a aparência de significado e de poder.
Também, quanto menos você diz, menor é o risco de falar uma bobagem ou até algo perigoso.

Vou contar uma história… Em 1825, um novo czar, Nicolau I, subiu ao trono) da Rússia. Imediatamente houve uma rebelião liderada por liberais que exigiam que o país se modernizasse — que suas indústrias e estruturas civis se igualassem às do resto da Europa.

Esmagando brutalmente esta revolta (a Insurreição de Dezembro), Nicolau I condenou à morte um de seus líderes, Kondrati Rileive.

No dia da execução, Rileiev subiu ao patíbulo, a corda no pescoço. O alçapão se abriu — mas, quando Rileiev ficou suspenso no ar, a corda se rompeu e ele foi ao chão.

Na época, essas ocorrências eram sinal da providência ou vontade divina e quem se salvasse da morte dessa forma costumava ser perdoado.

Quando Rileive se levantou, sujo e arranhado, mas acreditando que estava com o pescoço à salvo, gritou para a multidão, “Estão vendo, na Rússia não sabem fazer nada direito, nem mesmo uma corda!”

Um mensageiro seguiu imediatamente para o Palácio de Inverno com a notícia do enforcamento que não tinha acontecido. Apesar de irritado com essa reviravolta frustrante,
Nicolau I começou a assinar o perdão. Mas aí: “Releiev disse alguma coisa depois deste milagre?”, o czar perguntou ao mensageiro. “Senhor”, o mensageiro respondeu, “ele disse que na Rússia não se sabe nem fazer uma corda.” “Nesse caso”, disse o czar, “vamos provar o contrário”, e rasgou o perdão.

No dia seguinte, Rileiev foi para a forca de novo. Desta vez a corda não se partiu.
Aprenda a lição: As palavras, depois de pronunciadas, não podem ser tomadas de volta. Mantenha-as sob controle.

Cuidado particularmente com o sarcasmo: a satisfação momentânea que se tem dizendo frases sarcásticas será menor do que o preço que se paga por ela.

Greene, Robert. The 48 Laws of Power. (com adaptações) por Cirilo Veloso Moraes

Queridos amigos!! Vamos manter nosso controle, respirar fundo e pensar realmente antes de falar, antes de nos expressar. Se Deus nos deu 2 ouvidos e uma boca vamos ouvir mais e ter cuidado com nossas palavras, pois as mesmas podem magoar pessoas, ferir e se voltar contra nós mesmos. Amigos fale menos do que o necessário!!

Um forte abraço!!
Velho Sábio!!
Veja também:
Quando uma porta se fecha, outra se abre
A alegria da tristeza
Ao Amanhecer
Prestar atenção
O tempo certo
14 comentários para "Fale menos do que o necessário"

04/10/2012  21:38:17
Enviado por josé
Certamente fale o necessário se for possível com sabedoria e o resto do tempo se possível sorria, falando menos e fazendo mais, ai as coisas acontecem dando bons resultados... Obrigado!

08/09/2012  23:02:13
Enviado por Rejane
As pessoas acreditam que falar pouco, de forma adequada é fácil, quando sua personalidade é de falar demais. Há anos que tento mudar, falar menos, de forma apropriada, mas não consigo, as vezes acredito ser uma patologia. Nos policiar dia e noite é quase impossível, procuro artigos, técnicas que me auxiliem, porém em vão. Creio em Deus e no seu poder, mas creio que algo me impeça de conseguir tal transformação. Quem possui essa característica geralmente é criticado, ridicularizado, julgado. Você se sente muito mal, inadequado ao ouvir piadas, mas o fato é que é difícil, pois não existe fórmula, é um exercício diário, a única diferença, é que você não conhece o exercício que precisa praticar efetivamente para resolver o problema.

10/08/2011  18:28:30
Enviado por rayanne
transmite muitas coisas para nossas vidas porque as vezes queremos falar muito e acabamos prejudicando a pessoa que mais amamos

28/05/2011  16:45:27
Enviado por virnigia lamas
Gostei muito... honestamente, aprendi uma grande lição... eu era de falar mais e ouvir menos. Adorei.

24/05/2011  21:43:26
Enviado por Aldenisa
Adorei.E indispensavel para o nosso cotidiano,pois se pronuciarmos as palavras sem pensar,magoamos quem amamos e acabamos nos frustando."isso acontece
comigo".

24/05/2011  13:27:23
Enviado por vania
amei essa mensagem muito interessante!!!!

24/05/2011  11:43:11
Enviado por esperança
No meu dia a dia sempre estou atenta a todos cm minhas palavras... pois sei o quanto fere um coração com palavras ofensivas, que muitas vezes vem de alguém que a gente ama...Tenho um companheiro que convivo a 17 anos, ele tem o nível superior é um Dr (médico), mas sempre prefere me lembrar disso com humilhação, pois só tenho o segundo grau. Tenho três filhos pequenos que precisam ainda de mim, não trabalho fora, só em casa que é um trabalho bem assíduo 24 hrs por dia, pois as gemeas requerem muita atenção...com isso vem as palavrinhas... vá trabalhar, vc é uma vagabunda... fala palavras difícil e manda eu procurar no dicionário... (são palavras de chingamento)...pra ele a minha família é tudo de ruim... só a dele que se salva... quando passa o ataque de imaturidade da parte dele... ai,fica tudo legal por um certo tempo... mas se tiver-mos alguma discução, como é normal na vida de um casal... aí vem todo o desequilibrio da parte dele novamente... aquelas palavras pesadas e ruim saem da boca do meu companheiro e entram em meu coraçao e que ficam registradas para sempre; são 17 anos que elas me seguem... não adianta manter um diálogo amigável...pois ele é o sabe tudo...sinto muita tristeza... pois não é isso que sonhei pra mim,não somos novinhos pois já passamos dos 40 anos... mas... Tenho esperança de que um dia venha o seu amadurecimentoe sua evolução espiritual... enquanto isso rezo... e leio mensagens para confortar um pouco o meu coração ferido...

23/05/2011  14:32:07
Enviado por ivone santos dias
nossa amei a msg essa e nossa realidade de vida as pessas falam sem pensa,q ta machucando alguem e depois ja e tarde ja foi falada !

22/05/2011  20:28:23
Enviado por Ronaldo Arcanjo Sena
valeu pelas sabias palavras isso ta me ajudando a refletir.....as vezes por falar de mais do que devido acabamos machucando as pessoas que agente ama

19/05/2011  16:56:55
Enviado por regiane almeida silva
eu adorei essa mensagem,me ajudou muito porque estou passando momentos dificil na minha vida eu tenho 3 meses de separada do meu marido estou sofrendo muito tenho algumas dividas para paga estou em desispero porque nao aicho um filho de deus para me ajuda quando eu estava bem de vida a minha casa final de semana tinha muitos amigos hoje proucurei por um deses amigos que vivia em minha casa nei um pode me ajuda eu penso ate na morte porque estou sei apoio de nimgue olha ai a vida como ela e esta sendo muito dificil para me porque sempre gostei de pagar as minhas coisas certas alguem que abri essa pagina reze por mem.

19/05/2011  15:16:41
Enviado por ~Mônica baptista
Nossa essa caiu direitinho para a minha irmã, o que ela fez comigo!!!
Parabéns
Palavras geram brigas

18/05/2011  23:26:02
Enviado por Renata Andrade
precisa dizer algumas palavras para uma amiga sobre falar demais e ofender as pessoas .. nossa essa mensagem se encaixou perfeitamente... parace que foi escrita pra ela .. e eu nem procurei muito foi o primeiro site que abri .. e eu nem conhecia esse .. me encantei !!!

17/05/2011  13:31:30
Enviado por Roberto
Vou seguir o conselho do Velho Amigo Sábio e falar menos do que o necessário. Falando menos, certamente terei grandes chances de falar menos bobagens. Não menos importante do que falar menos e ouvir mais, é o diálogo, seja na comunicação oral como escrita; o diálogo esclarece mal entendidos e más interpretações, evitando muitos aborrecimentos e desconfianças. Na comunicação virtual o perigo de ser mal interpretado é muitas vezes maior, porque é uma linguagem fria, onde é mais difícil entender as emoções e intenções do outro. Duas pessoas pensam diferente, têm idéias diferentes, porém havendo confiança para se estabelecer o diálogo, haverá muito pouco espaço para mal entendidos e interpretações erradas.
Agradeço de coração as suas mensagens, Velho Sábio.

17/05/2011  08:13:48
Enviado por Salete Dourado
òtima mensagem,como sempre. Obrigada.

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal