Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Generosidade

13/05/2011


Olá amigos!!

Nesta sexta-feita trago uma mensagem para refletirmos sobre a generosidade. O que é ser generoso?

Vamos refletir!!

Não raro, encontramos pessoas gentis no trato social. São aquelas que se preocupam em respeitar os direitos do próximo, em desenvolver seu espírito de cidadania, em buscar palavras e gestos amáveis para com os demais.

Também, com felicidade, encontramos pessoas educadas nas nossas relações sociais. São os companheiros que se fazem atenciosos, que se preocupam com pequenos gestos, como o saudar aos mais velhos, ceder o espaço para a senhora grávida ou apenas dar um telefonema para o conhecido para ter notícias.

Porém, quantas pessoas conseguem ser generosas? Se a gentileza e a educação nascem do respeito ao próximo, se desenvolvem no espírito de cidadania e convivência, a generosidade nasce no coração de quem está pronto para amar fraternalmente.

Vamos encontrar a generosidade no amigo que consegue compreender nossa falta quando esquecemos seu aniversário, e, ao encontrá-lo mais tarde, ao invés de nos cobrar o esquecimento, simplesmente nos oferece o coração aberto e espontâneo de sempre.

Será fruto da generosidade da alma quando não necessitamos, nem esperamos por um agradecimento, após ter feito um favor a alguém, pois o simples fato de poder ajudar a quem nos pediu nos é suficiente para preencher o coração com satisfação, sem aguardarmos nenhum tipo de reconhecimento.

E estaremos prontos para que a generosidade seja nossa companhia quando, tendo razão frente a uma contenda de grande importância ou a uma disputa por nonadas, sejamos capazes de abrir mão de reivindicar nossos direitos, em nome da paz e da boa convivência.

Jesus nos aconselha a cultivar a generosidade no coração quando afirma que se alguém nos convidar a dar mil passos, caminhemos dois mil se necessário. E, se outro nos pedir a capa, que também ofereçamos a túnica.

Muitas vezes, pensamos que generoso é aquele capaz de abrir os cofres e distribuir o muito que tem, quando, não raro, esse muito nem falta lhe fará.

A verdadeira generosidade nasce no coração que é capaz de olhar o próximo e o mundo com complacência e compreensão, sabendo que todos estamos sujeitos a erros, tropeços e enganos.

Seremos generosos quando estivermos despreocupados em conjugar o verbo ter... Ter algo, ter razão, ter alguém, pois nossas preocupações serão as de oferecer... a gentileza, a amizade, a companhia, a compreensão.

Claro que poderemos ensaiar os primeiros passos de generosidade tocando o bolso, para oferecer aquilo que nos sobra aos que têm tão pouco.

Porém, poderemos sempre investir mais e permitir que a generosidade ganhe espaço em nosso mundo íntimo, quando formos capazes de esquecer um tanto de nossas vontades, nossas razões, nossos anseios, para simplesmente semearmos, nos caminhos alheios, as flores perfumadas com a brisa da fraternidade.
* * *

Todos os que estendem mãos invisíveis para sustentar vidas, instituições nobres, são semeadores dos tempos novos.

Graças a eles muitos vivem, outros sobrevivem. Alguns despertam da tristeza, inúmeros os imitam, seguindo-lhes as pegadas.

Semeadores generosos, anônimos, perseverantes. Servidores de Jesus.
Que tal aderirmos à generosidade nós também?

Por Redação do Momento Espírita

Queridos amigos!! Vamos oferecer a compreensão, a amizade, nossa ajuda para quem precisa. Vamos ter a fraternidade em nossos corações, nos doar como seres humanos. Seja generoso, acrescente algo ao próximo e estarás acrescentando algo a este mundo que tanta precisa.

Um forte abraço!!
Velho Sábio!!
Veja também:
Os olhos nunca precisam de legendas
O lugar certo
Existência provada
Esvaziando os armários de nossa vida
Quem És?
5 comentários para "Generosidade"

13/09/2012  23:59:57
Enviado por vanusa maria da silva
Achei esse blog por acaso, e estou amando, sempre vou estar por aqui, pois tem muita coisa boa, e sair da rotina e buscar mais conhecimento pra me tornar um ser humano melhor. Parabéns.

18/05/2011  22:59:39
Enviado por rita de cassia ferreira dos santos
Hoje foi a primeira vez que eu entrei neste site,as vezes fico procurando algo para ler de interessante que me faça refletir mais sobre a minha vida e adorei te-lo conhecido.Gostei de tudo que li e vou acompanha-los sempre e recomenda-los aos meus amigos tenho certeza que fara muito bem a alguns deles estes momentos de reflexão.Parabens em conhece-lo Amigo Velho Sábio

16/05/2011  14:05:15
Enviado por Lu
Ai, apenas a estrofe de uma bela canção do bruno Marrone que diz...

Se for sonhar, se for sofrer
Se apaixonar e alguém magoar você
Se for chorar, se for sofrer
Vai se lembrar que eu amo você(a se ele me amasse, pois eu o amoooooo muitoooo)

Estou assim hj, pois ele me fez andar kilomentros e não estava lá...


16/05/2011  10:00:57
Enviado por Roberto
Muito linda a mensagem do Grande Amigo Sábio sobre a generosidade. Realmente, praticar a generosidade faz um bem enorme, não só a quem a recebe como a quem pratica. Temos que prestar muita atenção às pessoas que atravessam nossas vidas, nossos caminhos, essas pessoas não estão ali simplesmente por acaso, o acaso não existe, em tudo os desígnios de Deus estão presentes. Essas pessoas nos são enviadas como dádivas, devem ficar sob os cuidados das nossas almas, devemos zelar por elas, mesmo não estando ali presentes, mesmo a centenas de kilômetros de distância, agora não só com a ajuda da tecnologia, mas principalmente com a energia boa dos nossos corações; podemos estar sempre bem presentes na vida e no coração dessas pessoas, bem como elas nos nossos corações.
No mundo tão cheio de coisas ruins, praticar a generosidade é uma necessidade, para que possamos viver com esperança de um mundo melhor. Todos temos nossas carências e dificuldades, todos nós precisamos de uma mão amiga, de carinho, de muito amor. Vamos seguir o conselho o Amigo Velho Sábio
e praticar a generosidade, que é amor, é dividir-se mil vezes e permanecer inteiro.

“Com a generosidade se pode salvar o mundo, expandir as fronteiras do coração e torná-lo grande o suficiente para acolher não só as qualidades, mas também os defeitos dos outros”
Thellonn

14/05/2011  18:24:10
Enviado por Pink
Amo seus tudo o que o senhor escreve, é simplismente incrível! Achei se blog por acaso, e amei! Até passei ele para algumas amigas lerem, pois é tão facinante, que vou ler sempre que puder! Obrigada pelas ótimas palavras! Esta de Parabéns!

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal