Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

A alegria da tristeza

11/05/2011




O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil.



O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.



Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre pra caramba, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.



Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.



Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.



Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.



Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada.



Por Martha Medeiros



Queridos amigos!! Como diz a mensagem a tristeza realmente não faz bem a ninguém, mas muitas vezes leva a uma reflexão, silenciamos para pensar, e aí muitas vezes a alegria surge, pois vimos que aquele momento de tristeza não passou de um momento de vermos tudo que temos, tudo que somos e agradecer. Perfeitas as palavras de Martha Medeiros, afinal triste é não sentir nada!!



Um forte abraço!!

Velho Sábio!!
Veja também:
O que a vida nos ensina
O brilho que você tem incomoda aqueles que vivem na escuridão
Você tem uma “alma velha”?
A arte de cultivar virtudes
As escolhas da nossa vida
12 comentários para "A alegria da tristeza"

19/03/2013  18:57:42
Enviado por Otonival
Esse texto falou muita coisa do que eu sinto, sou triste por dentro e um pouco alegre por fora, quando eu não to com mais com nenhum amigo minha tristeza vem e não passa, a unica coisa que o texto não falou, eu tenho uma expectativa de vida muito pouca na minha cabeça, não sei quanto tempo vou aguenta isso.

21/12/2011  23:46:12
Enviado por Liliana
Vou esperar a alegria depois desse momento triste que estou passando!

07/06/2011  17:49:47
Enviado por adriano langer
Certas tristezasaparecem em nossas vidas da forma que não conseguimos entender o motivo da tal tristeza, ai nos perguntamos...
-Porque Deus permite isso?
Porque só eu passo por isso?
Se pararmos pra pensar vamos ver que tudo isso acontece por nossa culpa mesmo, que a tristeza e felicidade andan juntas, só que não sabemos que atitude tomar, que descisão tomar, o que fazer...
Penssamos tanto nos problemas que esquecemos de pensar na solução, como resolver e só pensamos no mal que isso nos traz, no mal que isso vai causar...

Pensemos assim...
Em primeiro que Deus nunca nos dá provações que não conseguimos passar, que não conseguimos sair bem.
Pois se é um problema, com certeza tem a solução.

Adriano langer

25/05/2011  20:07:11
Enviado por marluci
esse texto foi ótimo,pq realmente penso assim,as vezes temos que calar a voz de fora para que possamos ouvir a voz de dentro,nossa consciencia;eu por ex.já quebrei a cara várias vezes,por ser boa demais ou boba mesmo,por crer no bom do ser humano,e vi que cara nao mostra coraçao;mas aprendo com tudo isso que minha voz interior,sexto sentido,consciencia o nome que for,eu consigo as vezes que escuto deixar de cair em muitos buracos profundos,nao é muito fácil saber interpretar essa vos que vem de dentro,mas se soubermos calar nosso sentido de fúria,saberemos até mesmo ouvir o voz de Deus.

24/05/2011  21:23:38
Enviado por aldenisa fb
A alegria da tristeza,e uma mensagem bela e nos leva
a refletir sobre o valor de sertir a tristeza ,para
colhermos uma saudavel felicidade.

21/05/2011  20:04:11
Enviado por Brenda
maais que lindo !! adoro os textos da Martha *-*

16/05/2011  12:26:18
Enviado por Sheila
Oi,amei essa reflexão 'A alegria da tristeza' isso aconetece sempre comigo...muito legal.

13/05/2011  14:27:39
Enviado por Mikaelly
Adorei essa mensagem!

13/05/2011  09:14:26
Enviado por Salete Dourado
Ninguém vive 100% alegre,ningém vive 100% triste,o equilíbrio entre estes 2 sentimentos nos ajuda a crescer e entender que "Tudo passa".Então viva a alegria e viva a tristeza,tudo faz parte da vida.



12/05/2011  19:15:02
Enviado por Lu
Nossa! Roberto disse tudo que mais quero, estar ao lado do meu amor que estar a uma grande distancia de mim... vivo essa tristeza que pode gerar essa alegria de te-lo comigo, mais sei que para isso ocorrer é necessario que ele me ame.. e tenha atitude de quem ama, pois temos muito em comum, profissoes, propositos, alegria, e ele mais ainda em: experiencia por demais, pois ja viveu bem maissss que eu, mais idade e um espirito de jovem como ninguém. O que falta hen?

12/05/2011  11:36:57
Enviado por Maria Norma
A tristeza ninguém quer, todos realmente evitam, mas se não fosse a mesma, como seria? , muito linda essa mensagem, ensinamento pra alma.

11/05/2011  20:07:41
Enviado por Roberto
A tristeza da alegria

A tristeza realmente não faz bem a ninguém, certas coisas que acontecem nas nossas vidas fazem a gente se sentir mais por baixo que time da terceira divisão; mas eu penso que existe a tristeza que vem da alegria.
Por exemplo, se você tem um amor distante, você daria tudo para estar em seus braços, para poder sentir o seu coração batendo junto ao teu, as suas mãos descendo devagarinho pelo teu rosto...
Analisando bem, essa tristeza é boa, porque seria terrivelmente pior se você não tivesse amor algum, você poderia estar então com o coração triste, vazio e amargurado. Então erga suas mãos para o céu e agradeça de acaso tiver, alguém que você gostaria que estivesse sempre com você; e que se Deus quiser um belo dia vai poder estar junto de ti.

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal