Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

A Educação

28/04/2011


Olá amigos!!

Hoje é o dia da educação. Educação algo tão importante em nossas vidas. Por isso no dia de hoje trago uma mensagem que nos faz pensar nesse aspecto e tentar sempre melhorar.

Reflitam!!

Um dia desses lemos em um adesivo colado no vidro traseiro de um veículo a seguinte advertência: "minha educação depende da tua"!

Ficamos a imaginar qual seria o conceito de educação para quem pensa dessa forma.

Ora, se nossa educação dependesse dos outros, certamente seria tão instável quanto a quantidade de pessoas com as quais nos relacionamos.

Ademais, se assim fosse, não formaríamos jamais o nosso caráter. Seríamos apenas o resultado do comportamento de terceiros. Refletiríamos como se fôssemos um espelho.

A educação é a arte de formar caracteres, e por conseguinte, é o conjunto de hábitos adquiridos. Assim sendo, como fica a nossa educação se refletir tão somente o comportamento dos outros como uma reação apenas?

O verdadeiro caráter é forjado na luta, na luta por dominar as más tendências, por não revidar uma ofensa, por retribuir o mal com o bem.

Um amigo tinha o costume de dizer: "bateu, levou!" Um dia perguntamos se ele admirava os mal-educados que tanto criticava. Imediatamente ele se posicionou em contrário.

- É claro que eu não aprovo pessoas mal-educadas. Então questionamos outra vez:

- Se não os admira, porque você os imita?

Ele ficou um tanto confuso, pensou um pouco e respondeu:

- É, de fato deveríamos imitar somente o que achamos bonito.

Dessa forma, a nossa educação não deve jamais depender da educação dos outros, menos ainda da falta de educação dos outros.

Todos os ensinamentos do Cristo, a quem a maioria de nós diz seguir, recomendam apresentar a outra face. Imaginemos se Jesus tivesse ensinado: "se alguém te bater numa face, esmurra-lhe a outra", ou então "faz aos outros tudo aquilo que não desejas que te façam". Nós certamente não O aceitaríamos como modelo a ser seguido.

Assim sendo, lutemos por nos educar segundo os preceitos do Mestre de Nazaré, que diante dos momentos mais dolorosos de Sua vida manteve a calma e tolerou com grandeza todas as agressões sofridas.

Não nos espelhemos nos que não são modelos nem de si mesmos. Construamos o nosso caráter com os exemplos nobres.

Quando tivermos que prestar contas às leis que regem a vida, não encontraremos desculpas para a nossa falta de educação, nem poderemos jogar a culpa nos outros, já que Deus nunca deixou a Terra sem bons exemplos de educação e dignidade.

* * *

Não adotemos os constumes comuns que nada tem de normais. O normal é cada um buscar a melhoria íntima com os recursos internos e externos que Deus oferece.

As rosas, mesmo com as raízes mergulhadas no estrume, se abrem para oferecer ao mundo o seu inconfundível perfume.

O sândalo, por ser uma árvore nobre, deixa suave fragrância impregnada no machado que lhe dilacera as fibras.

Assim, nós também podemos dar exemplos dignos de serem imitados

Por Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em texto de autoria ignorada e no cap. 54 do livro Depois da morte, de autoria de Léon Denis, ed. FEB.

Queridos amigos!! Precisamos pensar na educação e melhorar o que pudermos, fazer nossa parte. Hoje em dia infelizmente está se exigindo da escola a educação que vem de casa. Claro que nossa educação escolar precisa melhorar cada vez mais. Mas e a educação que vem de berço? Essa jamais deve ser perdida. Vamos pensar nisso neste dia tão importante.

Abraço!!
Velho Sábio!!
Veja também:
Guerreiro da luz
Comece bem o seu dia
Conheça suas quatro emoções básicas
Somos um balão
Para mudar o mundo
3 comentários para "A Educação"

29/07/2011  22:15:12
Enviado por fabricia
amo pasar o tempo lendo as mensagens , do velho sabio ;percebo que a cada dia aprendo bem mais ,um abraço!

29/04/2011  13:30:30
Enviado por edson
voces estão de parabéns mesmo...
só textos lindos e que nos fazem refletir e ganhar o dia!
todas as vezes que visito esse site, minhas esperanças na vida e no ser humano se renovam...
fiquem com deus e continuem assim ajudando tantas pessoas...

29/04/2011  09:31:16
Enviado por Roberto
Descobri porque sou assim meio mal educado, é que a educação vem do berço e quando eu era pequititinho, não tinha berço e minha mãe me colocava numa bacia velha pra dormir. Agora que cresci, sem berço, comigo o negócio é mato ou morro; ou saio correndo pro meio do mato, ou fujo correndo pro morro.
Brincadeirinhas sem graça à parte, o Velho Sábio sabe de tudo. Pior que a história da bacia é verdade. Um abraço!!!

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal