Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Pensando sobre o respeito

01/03/2011


Olá amigos!!

Volto a falar desse assunto que pode mudar todo o contexto das relações. Falamos tanto de respeito, algo que nos dias atuais falta tanto em nossa sociedade. Será que entendemos o que realmente é o respeito?

Que possamos refletir com isso!!

Respeito foi definido por alguém como a capacidade do ser de se importar com o sentimento do outro. Talvez seja esta a mais completa das definições.

Normalmente, quando nos sentimos ofendidos, desprezados, dizemos apreciar o respeito. Mas, será que respeitamos os demais?

É fácil sabermos. Basta que nos perguntemos se somos daqueles que marcamos horário com o médico ou o dentista e, na última hora, por questões de pouca importância, telefonamos desmarcando, sem nos preocuparmos com a agenda do profissional e, muito menos, com eventuais clientes que estariam aguardando em lista de espera por aquela hora que agora não será aproveitada por ninguém.

Acaso somos daqueles que apreciamos estabelecer preço para os serviços profissionais alheios? Somos dos que pensamos que tal ou qual profissional liberal ganha demais e pode nos fazer um grande desconto?

Mais do que isso. Alguns de nós dizemos, de maneira desrespeitosa, que o seu trabalho não vale mais do que a quantia que estipulamos.

Desrespeitamos o esforço que o profissional fez para chegar onde se encontra, desconsiderando as inúmeras noites que passou estudando, os plantões intermináveis e exaustivos, as horas de pesquisa.

Não levamos em conta, inclusive, os custos financeiros para completar o curso, para prosseguir no seu aperfeiçoamento, mestrado, doutorado.

Desrespeitamos o trabalho do outro toda vez que lhe dizemos que seu ganho é fácil e rendoso, enquanto o nosso é árduo.

Há falta de respeito sempre que desconfiamos dos outros baseados somente em nossa má fé ou má vontade.

E, no trato com outros profissionais, como os domésticos, jardineiros, pedreiros, carpinteiros, quanta vez os desrespeitamos.

Sempre que estabelecemos jornadas de trabalho muito longas, que exigimos cumprimento de tarefas além do que se considera humanamente possível, que submetemos o outro a situações humilhantes, o estamos desrespeitando.

O respeito deve ser a atitude de todo cristão para com o seu semelhante, seja ele superior ou inferior a si, na escala social e nos degraus da instrução.

Afinal, somos todos membros de uma única família, criados pelo mesmo Deus, nosso Pai.
Acreditemos que, se não aprendermos a respeitar o nosso semelhante, desde as mínimas coisas, não estaremos agindo dentro da Lei de justiça, amor e caridade.
* * *

Nas linhas do respeito, atentemos para a natureza que nos cerca.
E, ensinando valores aos nossos pequenos, iniciemos desde cedo a lhes falar do respeito a tudo que nos rodeia e serve.

Falemos-lhe do respeito que nos merecem os animais, as árvores, as flores, os jardins.
E, então, bem mais fácil lhes será entender, na sequência, o respeito aos seres humanos, familiares, idosos, professores, serviçais.

Pensemos nisso.

Por Momento Espiríta

Queridos amigos!! Para que o mundo melhore em várias circunstâncias precisa que o respeito volte a reinar. Respeite seu vizinho, seu amigo, seu colega de trabalho. As pessoas não são iguais, não pensam iguais, mas é possível ter respeito pelas diferenças. Pensem nisso e lembre-se sempre respeite para ser respeitado!!

Um forte abraço!!
Velho Sábio!!
Veja também:
O Bicho
Semana da Páscoa - Tempo de Páscoa
Parábola da Gratidão
Samurai: A quem pertence um presente?
Aprendi
4 comentários para "Pensando sobre o respeito"

15/08/2012  22:17:14
Enviado por sonia
Lembrando que muitas pessoas confundem respeito, medo e obediência, e acabam usando esses três para influenciar outros a fazerem tudo a seu próprio beneficio...

26/07/2012  19:14:07
Enviado por Berenice
Amei...
Veio bem á calhar em um momento de falta de respeito, que passei...

24/04/2012  21:22:42
Enviado por Thai
Me ajudou muito! Eu precisava de uma mensagem para o trabalho de escola... e esse foi maravilhoso! Amei!

09/05/2011  11:56:42
Enviado por Veneranda Lemes Parente Bezerra
Maravilhosa reflexão.
É um conteúdo que trás muito benefício tanto para a formação quanto para a reforma íntima do ser humano.
Parabéns!

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal