Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Exemplificando sempre

27/10/2010


Boa tarde amigos!!

Quantas vezes pedimos algo para alguém e nem ao menos pensamos que o que estamos pedindo nem nós mesmos fizemos.
No dia de hoje trago uma mensagem que nos faz refletir sobre ser o exemplo para somente depois exigir algo.

Reflitam!!

Narra-se que, certa vez, uma jovem indiana, desejando que seu filho tivesse saúde invejável, decidiu que seria importante para ele deixar de comer açúcar.

Acreditava que o açúcar era um produto que agredia o organismo. Afinal, ele possibilitava o aparecimento de cáries, além de ser um produto que facultaria à criança uns quilos a mais.

Por largo tempo ela falou ao filho para deixar de consumir o produto. Mas, a criança adorava açúcar e não o dispensava, deliciando-se com os doces mais variados.

Finalmente, a mãe procurou o Mahatma Gandhi e contou seu problema, pedindo que ele, com sua grande autoridade, falasse ao filho. Com certeza, ele seria ouvido e atendido pelo menino.

O sábio não afirmou que ela estava certa, nem errada. Contudo, pediu-lhe um prazo de 15 dias. Decorrido o tempo, ela deveria retornar com o filho até ele.

A mulher se foi, com a alma embalada pelas mais suaves esperanças. Os dias demoraram a passar. Até que chegou o dia marcado para pôr fim à ansiedade da indiana.

Ela tomou o filho pela mão e o levou até a presença de Gandhi, que se demorou a falar com o garoto, por mais de uma hora.

Terminado o diálogo, Gandhi se despediu do pequeno e devolveu-o à sua mãe.

A mulher estava muito curiosa. E, assim que pôde, perguntou ao Mahatma porque ele a fez esperar quinze dias, para só depois conversar com a criança.

É muito simples, respondeu Gandhi. Há quinze dias eu também consumia açúcar e precisava do prazo para abandonar o hábito, pois se não o fizesse, não teria autoridade moral para lhe pedir que o evitasse.

* * *

A utilização ou não do açúcar na dieta alimentar não é o mais importante, no caso em pauta. O que se deve levar em conta é o fator exemplo.

O ilustre Gandhi não se sentia à vontade para pedir a uma criança que deixasse de fazer alguma coisa, se ele mesmo ainda a fazia.

Não desconhecia ele que, enquanto as palavras comovem multidões, o exemplo as arrasta.

Pensemos em quantas vezes temos tentado modificar os hábitos dos outros, utilizando-nos simplesmente das recomendações ponderadas, sem nos prendermos ao fato de que não estamos exemplificando corretamente.

Assim é no que diz respeito ao uso de drogas como o fumo e o álcool, que afirmamos que agridem e matam, que seu uso é maléfico, sem deixarmos, nós mesmos, do velho cigarro e dos aperitivos de vez em quando.

Assim é, ainda, com relação à frequência no templo religioso, nas aulas específicas de evangelização, quando dizemos aos filhos que são importantes, edificantes. Mas, nós mesmos sequer comparecemos ao templo para o estudo e a oração.

Dizer e fazer. Duas ações importantes. A segunda, com certeza, de peso seguro para a educação mais acertada.

* * *

Jesus, o Divino Mestre, lecionando aos homens a Lei do trabalho, esmerou-Se nele, laborando na Sua infância e juventude na carpintaria do pai.

Dizendo que deveríamos perdoar setenta vezes sete vezes, perdoou Ele mesmo a todos os que O feriram e O trataram com rudeza e desprezo.

Isso porque, excelente pedagogo, Jesus reconhecia o extraordinário valor do exemplo, jamais dispensando-o na tarefa educativa dos seres.

Por Redação do Momento Espírita

Queridos amigos!! Que possamos refletir com essa mensagem e tentar ser o exemplo antes de tentar ensinar algo somente com definições. Claro que temos que orientar com palavras, mas também precisamos ser exemplo através de nossas ações. Quer que seu filho leia mais? Comece você também a ler, o exemplo é peça fundamental na educação. Vamos juntar o dizer com o fazer e podemos ter certeza de que assim será mais fácil acertar. Nosso mundo precisa de exemplos bons para que as pessoas se espelhem e sejam capaz de mudar. Vamos lá pessoal o exemplo pode trazer mudanças mais concretas!!

Um forte abraço!!
Comentem!!
Velho Sábio
Veja também:
Como o ser humano enxerga as coisas?
Aprendendo a viver
Escultores de almas
Como vivem as flores
Quando não se espera nada… tudo chega
3 comentários para "Exemplificando sempre"

03/07/2011  17:12:29
Enviado por Priscila Ferreira Campos
eu adoro ler as mensagens do velho sabio sao muito lindas parabens a todos os responsaveis pelo site ...bjusss

18/06/2011  16:50:00
Enviado por Francisca Martins Ribeiro do Nascimento
é maravilhoso ter-mos um velho sabio que tem a nos ensinar e aprender pois sempre aprendemos com os outros valeu a pena ter este cantinho de reflexão

04/11/2010  12:12:55
Enviado por Rafaella
ótimo muito bom mesmo.
Velho Sábio

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal