Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

A descoberta

19/10/2010



Boa tarde amigos!!

É muito fácil olharmos os erros dos outros e criticar, porém muitas vezes não percebemos o que ocorre embaixo de nosso próprio teto.
No dia de hoje trago uma mensagem para refletirmos sobre o poder da educação para ajudar a curar o mundo.

Reflitam!!



Um homem adquiriu uma casa em uma propriedade que lhe pareceu de excelente qualidade. A localização, próxima à escola, permitiria que as crianças não tivessem problemas maiores para o aprendizado das letras.

O local era bem iluminado à noite, pois vários postes de luz se acendiam tão logo a claridade do dia diminuísse.
Tudo parecia perfeito. Ele não entendeu muito bem porque o dono, que lhe vendera a propriedade, dela se desfizera por um preço quase irrisório.

Alguns dias depois é que se deu conta porque o antigo dono saíra daquela casa, desgostoso e amargurado. O problema era o vizinho.
Água podre escorria pelo seu quintal, vindo do terreno ao lado. As crianças jogavam pedras, quebrando o telhado e as vidraças.

Papéis e outros produtos eram queimados, deixando cheiro ruim nas roupas que a esposa acabara de estender no varal. Parecia proposital. Bastava colocar as roupas no varal e lá vinha a fumaça.

Lixo era jogado no seu quintal: latas, vidros, objetos inaproveitáveis. Seus filhos não podiam brincar na calçada porque logo os filhos do vizinho os vinham perturbar, arrancando-lhes das mãos a bicicleta, o carrinho, a bola e os ameaçando com palavrões.

Preocupado, o pai de família procurou um advogado. Acreditava que, com vizinho tão difícil, somente a lei o poderia ajudar. Deveria ter, com certeza, lei que protegesse o cidadão de outro ser que não agia como cidadão.

O advogado, muito bem conceituado na cidade, ouviu com atenção. À medida que ia tomando ciência de todas aquelas barbaridades, foi se indignando.
Quando a exposição de todos os atos foi concluída, ele falou que a família vizinha deveria ser muito irresponsável. As crianças eram perversas. Os pais ausentes. Como podiam permitir tamanhos disparates?

A medida mais correta seria recorrer à ação policial. Sim, somente uma ação grave poderia pôr fim àqueles desmandos e tamanho desrespeito.
Sentou-se frente ao computador para preparar os papéis, a fim de dar uma solução ao caso e perguntou ao homem qual era o endereço da sua residência.

Quando ouviu o nome da rua, o número, a exata localização, ficou pálido e se recostou na cadeira. A casa do vizinho tão mal-educado, das crianças terríveis era o seu próprio lar.
* * *
De um modo geral, olhamos muito para os erros alheios e nos esquecemos de verificar as próprias falhas.

Em matéria de educação de filhos, quase sempre acreditamos que os nossos jamais tomarão atitudes erradas ou agressivas. Tudo porque os enviamos a uma boa escola e temos um certo padrão de vida.

Estejamos atentos. Examinemo-nos e observemos as ações dos nossos filhos, na infância ou na adolescência. E, antes que eles se tornem os terrores da vizinhança, façamos uso do amor que ampara e da energia que transforma os seres em criaturas dignas de serem chamadas seres humanos.
* * *
Educar é a melhor maneira de curar o desequilíbrio do mundo. A violência somente será banida da Terra quando nos educarmos na calma e no bom senso.
Existe a educação pessoal e a coletiva. A educação pessoal proporciona o progresso do indivíduo. A coletiva, resultado da primeira, faculta a evolução do mundo e das suas leis.

Para nos livrarmos de todas as chagas morais do mundo a iniciativa deve ser individual, estendendo-se no lar e se derramando pelas ruas e estradas, alcançando todos os seres.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 19 do livro Bem-aventurados os simples, pelo Espírito Valérium, psicografia de Waldo Vieira, ed. Feb

Queridos amigos!! Se começarmos a educar melhor dentro de nossas casas usando o amor e a energia para ensinar os princípios corretos estaremos conseqüentemente auxiliando o nosso coletivo. Lembre-se sempre que cada um fazendo sua parte poderá ajudar o mundo como um todo. Que possamos fazer essa reflexão e começar a mudar dentro de nossos próprios lares.

Um forte abraço!!
Comentem!!
Velho Sábio
Veja também:
Fofoqueira
A carpa
Cavalinho de pau
Decidi que a melhor parte da minha vida começa hoje
A alegria da tristeza
5 comentários para "A descoberta"

25/11/2010  19:58:45
Enviado por Vera
Linda mensagem!

24/10/2010  18:54:59
Enviado por MARIA APARECIDA
AGRADEÇO PELAS MENSAGENS QUE PUDE LER DEPOIS QUE DESCOBRI O SITE.ESTOU PASSANDO POR MOMENTOS DIFÍCEIS NO TRABALHO E LENDO ALGUMAS MENSAGENS ME ALIVIEI UM POUCO. OBRIGADA. GOSTARIA SE POSSÍVEL DE RECEBER MENSAGENS NO MEU EMAIL.MAIS UMA VEZ OBRIGADA.

21/10/2010  11:55:18
Enviado por Viviane de Souza
Essa mensagens ,me fez para para refleti sobre a minha vida!!!!!!!!!!!!!!!

20/10/2010  12:12:49
Enviado por Salete Dourado
Mais uma vez só o que tenho a dizer é que "a mensagem de hoje e oportuna e atual" muito obrigada,está é uma armadilha que todos nós caimos com muita facilidade.um forte abraço.

20/10/2010  10:05:58
Enviado por Cíntia Maria
É de extrema profundidade essa mensagem. Ela nos faz pensar quem somos nós, quem são nossos filhos e nos ensina a sermos melhores a cada instante.

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal