Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Samurai: A quem pertence um presente?

01/09/2010


Boa tarde amigos!!

Quantas vezes pessoas tentam insultar outras, provocar com palavras agressivas. Pois bem, no dia de hoje trago uma parábola para refletirmos que a nossa paz interior depende apenas de nós.

Reflitam!


Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar o zen (meditação) aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante.

O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio.

Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.

Desapontados pelo fato de que o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram: "Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?"

"Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?" - perguntou o Samurai. "A quem tentou entregá-lo" - respondeu um dos discípulos. "O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos" - disse o mestre. "Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior, depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, só se você permitir..."


Queridos amigos!! Muitas pessoas tem o dom de falar de outras sem ao menos conhecê-las, fazem pelo simples fato de querer irritá-las ou fazer fofoca ou pelo simples fator de querer aparecer. Pois bem amigos, muitas vezes todas essas ofensas condizem a rancores, mágoas, recalques, que a própria pessoa tem consigo mesma. Lembre-se como diz na mensagem só nos irritamos se nos deixamos irritar. Esse tipo de situação não leva a nada , use o seu lado Zen, só aceite o presente se ele for para você mesmo, caso o contrário mantenha sua paz interior.

Um forte abraço!!
Comentem!!
Velho Sábio
Veja também:
A arte de ser feliz
O perdão do coração
Não acredite em algo...
Semana do Natal - O que é o Natal?
O Único Sobrevivente
6 comentários para "Samurai: A quem pertence um presente?"

20/06/2012  12:14:48
Enviado por JOSÉ ORLANDO
MUITO BOM SABER QUE TEMOS ESSAS SABEDORIAS TODAS AO NOSSO ALCANCE. MUITO OBRIGADO...

15/09/2011  17:10:49
Enviado por Paula Tejando
Pra mim esse samurai amarelou.
Deve ter dado um cagaço da porra nele!

24/09/2010  22:33:20
Enviado por Elisângela
Esta mensagem é exatamente a que preciso praticar em meu dia a dia!
Obrigada!

06/09/2010  10:14:58
Enviado por Vanessa Nascimento
essa parábola mostra q ñ devemos deixar q os outros controlem nossas atitudes e emoções somos nós q decidimos o q sentir e a forma com q as coisas nos influenciam tudo depende de nós e do nosso auto controle.

02/09/2010  09:52:31
Enviado por maria madalena braga
Esta mensagem é muito linda, vou tentar aplicá-la no meu dia a dia, aceitarei só o q for interessante pra mim, e assim vou chegar ao fim do dia bem humorada e com certeza mais jovem apesar de ser mais um dia vivido.

01/09/2010  17:17:45
Enviado por Lu
Essa eu estava precisando ler hj, risos

Então se não me pertence os insutos, humilhações, difamia, calunias. Estarei zennnnn

Legal

Obrigada! Valeu mesmo

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal