Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

O tempo não apaga os sentimentos, ajuda a localizá-los

03/11/2016


Olá amigas(os)!

O tempo não vai solucionar os seus problemas, nem vai apagar aqueles sentimentos que estão entranhados dentro de você, nem muito menos vai fazer você esquecer o que aconteceu. É uma afirmação muito dura, mas real: o tempo apenas vai ajudá-lo a colocar as coisas no seu devido lugar, transformando-o no protagonista do seu caminho.

Dessa forma, ao ler Miguel de Cervantes dizendo que o tempo proporciona doces saídas para amargas dificuldades, não posso mais pensar no tempo como uma ferramenta de mudança. Com as adversidades viajamos à deriva, mas o passar dos dias nos dá esperança da harmonia emocional.

O tempo é relativo e uniforme, adaptando-se a psicologia de quem pensa. Por essa razão, nunca é o que consegue apagar o que machuca, mas sim o que nos dá o espaço suficiente para continuar: às vezes precisamos de meses, outras vezes, de anos.

Você é o protagonista da sua história

O gênio argentino Borges afirmou numa ocasião que o tempo molda nossa vida em função dos sentimentos que brotam do nosso interior a cada momento, e vai nos moldando como pessoas: é o compositor que une a obra dos seus dias e, dentro dessa obra, você é o principal protagonista.

As margens de tempo que damos a nós mesmos para encaixar um mal momento têm a mesma eficácia que os amigos próximos ou qualquer pessoa que se preste a nos apoiar: são apoios pelos quais você pode ficar muito grato, mas que não podem viver no seu lugar.

Se você sente a necessidade de reanimar-se, você tem que segurar as rédeas do que acontece com você e tomar suas decisões. Se, ao contrário, já passou por isso e os acontecimentos voltaram ao seu curso, você terá se dado conta do esforço individual a que se propôs. Um esforço individual apoiado provavelmente pelas mãos dos seus entes queridos, e o tempo que foi o companheiro dos seus atos deslizou para ter consequências positivas.

Cada coisa em seu lugar e um lugar para cada coisa

Com tempo e coragem todos esses sentimentos que machucaram ou machucam não se apagarão: são uma espécie de tatuagem com a qual você terá que conviver, mas que também terá que realocar: cada coisa vai encontrando seu lugar no seu coração e na sua memória, de tal forma que fica em você de uma maneira desfigurada: como a dor que você talvez sente quando toca aquele lugar específico (ela já não paralisa, mas traz a lembrança de uma aprendizagem).

Você entende com isso que não havia lugar para dúvidas e que esse lugar, que agora está machucado, era o seu lugar. E não, chegará o dia de amanhã e você não terá esquecido: os calafrios, bons e ruins, não se esquecem. No entanto, tenho que dizer que também não vai machucar mais se você aprender a perdoar ou, em outro caso, perdoar-se: essa será uma nova lição de vida e o herói/a heroína real é você, não o tempo.

O tempo lhe ensinará a olhar e a valorizar

Se existe algo em que o tempo ajuda é a abrir nossos olhos, a tirar a venda e valorizar o presente. Nesse presente existe vida além do que a que a tristeza gera, mais relações para cuidar e valorizar, mais pessoas e projetos que pedem um pouco mais de nós.

Não importam muitos os planos se não nos movemos para que eles se cumpram, não conseguiremos nos sentir melhor se não acionamos a chave da força interior: o tempo pode ajudar, mas se deixarmos todo o trabalho apenas para ele, ele fugirá.

O tempo, no final, lhe ensinará a olhar a partir do hoje e não a partir do ontem nem do amanhã: quem foi embora porque quis já não está; quem foi embora sem querer, está; quem não foi, quer que estejamos ali. Enquanto não tivermos isso em mente, o tempo escapará sem olhar para nós.

Por: Cristina Trilce

Meus amigos, em nossa loja parceira Bella Frase Adesivos de parede você pode adquirir adesivos de frases de parede com as mais diversas frases motivacionais para ter dentro do seu lar. Confira e aproveite. Boa semana a todos
Veja também:
Nunca é tarde demais
A Balsa
A fogueira
Aprendizes
Um minuto apenas
0 comentários para "O tempo não apaga os sentimentos, ajuda a localizá-los"

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal