Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

A minha bondade supera o meu orgulho

13/10/2016


Boa noite amigas(os)!!

A bondade é uma das qualidades que nos torna mais humanos, porque nos une uns aos outros com respeito e de forma amorosa.

Boa leitura!!

Muitos dizem que as pessoas boas são tão inocentes que os outros se aproveitam disso. Na verdade, é o nosso orgulho que nos mantém sempre na defensiva.

“A nossa personalidade sempre nos traz problemas, mas é o nosso orgulho que nos mantém neles”.
-Esopo-

Muitas vezes o nosso orgulho é um obstáculo que nos impede de mostrar como realmente somos. A nossa interação e comunicação se tornam frias e distantes, o ego se manifesta para tentar nos proteger do que acreditamos que seja perigoso, permanecemos vigilantes sem a possibilidade de relaxar.

Mantemos a nossa bondade escondida quando decidimos optar pelo orgulho. Ser dominado pelo orgulho pode se transformar em um problema que nos faz desconfiar dos outros, com a sensação de que devemos nos proteger contra tudo o que nos rodeia.

A bondade pode ser aprendida

A nossa essência é feita de bondade e inocência, de segurança e confiança, que nos permitem expressar essa atitude. Esta qualidade humana se manifesta desde a infância em atos de amabilidade, de respeito e gratidão. O amor é um dos frutos da bondade, por isso é tão importante cultivá-lo.

Muitas vezes as pessoas confundem ser bondoso com submissão, inocência e falta de personalidade. Dizem até que são pessoas fracas e indefesas. Nada está mais longe da realidade. As pessoas bondosas são tão fortes que não precisam se proteger o tempo todo.

Uma pessoa bondosa escolhe o caminho da rejeição ao orgulho que limita as nossa boas ações e a nossa abordagem acolhedora quando interagimos com os demais. Ela decide ficar em paz para se conhecer melhor e estar sempre em harmonia com os outros e consigo mesma.

“O único símbolo de superioridade que eu conheço é a bondade”.
-Ludwig van Beethoven-

O significado do nosso orgulho

O orgulho é uma atitude que nos impede de crescer e desenvolver todas as nossas potencialidades. Nós não assumimos os nossas erros e, portanto, não aprendemos com eles. Responsabilizamos os outros pelo que acontece conosco e alimentamos o nosso ego com a irresponsabilidade.

“Os infinitamente pequenos têm um orgulho infinitamente grande”.
-Voltaire-

Quando nos sentimos pequenos, temos a necessidade de compensar esse sentimento através do orgulho, fingindo que somos melhores do que os outros. Esta atitude é ridícula e prejudicada os nossos relacionamentos pessoais; ninguém gosta que o façam se sentir inferior e, então, surgem os conflitos.

O orgulha disfarça as nossas fraquezas, as nossas emoções e sentimentos. Mostramos uma eficiência que não possuímos, quando na realidade queremos o reconhecimento dos outros. A verdadeira força vem de dentro de nós, daquilo que realmente desejamos, sem nos preocuparmos com a aceitação externa.

A bondade nos faz mais felizes

A manifestação do orgulho é a prova de que algo não funciona bem. Talvez sejam crenças enraizadas que não queremos enfrentar, talvez nos sintamos fracos, inferiores e incompetentes. A angústia de tudo o que não podemos admitir sobre nós mesmos nos torna altivos, arrogantes e superficiais.

Uma atitude solidária permite que tenhamos atos bondosos e desprende essa máscara desnecessária que é acreditar que somos superiores aos outros. Quando valorizamos a amabilidade, a gratidão e o respeito, somos capazes de acabar com esse sentimento de inferioridade.

Cultive uma atitude de bondade, espontaneidade, gratidão, o calor da confiança e a cooperação para ser feliz. São chaves simples, e quando as aplicamos na nossa vida diária, recebemos um tratamento mais humano, temos relacionamentos mais saudáveis, e deixamos ir a necessidade de gratificações ou recompensas para nos sentirmos bem.

“As pessoas boas, se você pensar um pouco sobre isso, são sempre pessoas alegres”.
-Ernest Hemingway-

Por: Rafael Healsoul
Veja também:
Obcecados pelo melhor
O melhor para cada um
Quando o perdão é o remédio...
O Amor de Deus
Como se educa um filho?
0 comentários para "A minha bondade supera o meu orgulho"

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal