Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Aprender a entender o que sentimos

03/10/2016


Boa tarde amigas(os)!

Para encarar o mundo precisamos explorar nossa parte mais emotiva e criativa.

Reflitam...

Nosso corpo comunica e reflete como nos sentimos e nos oferece informação constantemente sobre nosso estado de ânimo. Por isso é de vital importância entender as mensagens das nossas emoções; fazer isso repercute não apenas em nossa saúde, mas também na forma como nos relacionamos com os outros.

É importante diferenciar entre ouvir e entender. Ouvir é apenas usar esse sentido que nos situa no mundo que nos rodeia. Entender tem um sentido especial de prestar atenção. Pode ser que estejamos ouvindo, mas sem entender. Entender significa um compromisso, significa estar presente, perceber o que nosso corpo e emoções nos dizem e o que querem transmitir.

Para entender seu corpo, fale das suas emoções

As causas mais comuns das doenças são atitudes e emoções negativas. A busca pela atenção, a tentativa de evitar situações desagradáveis ou fugir delas, são situações onde nosso corpo fala, normalmente produzindo sintomas como sinais de que as coisas não vão bem.

As pessoas que não entendem que essas reações são causadas por emoções desagradáveis que experimentam sofrem, muitas vezes, doenças físicas causadas por seu bloqueio emocional.

Existem inúmeros estudos que comprovam o poder das emoções no corpo humano. Os pesquisadores encontraram uma relação mais do que evidente entre a dor e o estresse. O estresse emocional, problemas emocionais manifestados a nível físico que não conseguimos administrar corretamente, podem deixar sua marca permanente em nosso corpo.

Os sintomas mais frequentes desse estresse emocional são:
•Emoções: depressão ou ansiedade, irritabilidade, medo, nervosismo.
•Pensamentos: temor excessivo ao fracasso, autocrítica excessiva, dificuldade para se concentrar ou tomar decisões, pensamentos distorcidos.
•Condutas: tratamento brusco em relação aos outros, aumento do consumo de tabaco, álcool e outras drogas, aumento ou diminuição do apetite, choros ou o ranger do dentes.
•Mudanças físicas: tensão muscular, mãos frias ou suadas, insônia, dores de cabeça, fadiga, problemas nas costas ou no pescoço, respiração agitada, alterações no sono, disfunção sexual.

Para entender sua mente, fale sobre você

Como explicamos anteriormente, a atitude mental pode nos bloquear até o ponto de criar problemas físicos. Esse bloqueio mental se origina quando surgem emoções em nosso interior que nos fazem perder a atenção e inclusive nos desconectar do que estamos fazendo. As emoções positivas provocam distrações, deixamos de estar atentos à atividade que estamos realizando e começamos a pensar nessas emoções.

Atendendo a nossa mente, reconheceremos nossos sentimentos e emoções. Escutando nosso interior poderemos nos preparar para superar os sentimentos e as emoções desagradáveis, e assim poderemos nos concentrar nas atividades da vida cotidiana. Dessa maneira nos preparamos física e mentalmente para reconhecer e isolar as emoções negativas; reconhecer essas emoções é o primeiro passo para superá-las.

A mente é responsável pelo pensamento elevado. Combina o sentido, o pensamento, o juízo e a memória. Permite-nos colocar na balança o custo-benefício de tomar decisões fundamentadas. É possível que sua voz interior nem sempre seja clara, mas tratará de lhe dizer algo. Escreva um diário, debata sua crítica interna, busque lugares tranquilos, em resumo, aprenda a entender sua mente.

Antes de ficar com raiva, culpar-se ou bloquear-se, escute o seu interior, afaste as emoções e os sentimentos negativos da sua mente. Prepare-se física e mentalmente para se ouvir atentamente: nada é um interlocutor melhor para o seu corpo do que você mesmo.

Fonte: a mente é maravilhosa
Veja também:
As pessoas livres atraem as oportunidades
Hoje é o seu dia
Não dê tudo o que pedem, e sim o que você acha que precisam
Aprenda a dizer obrigado
O beija flor
0 comentários para "Aprender a entender o que sentimos"

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal