Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

A perfeição que mora na imperfeição

15/09/2016


Bom dia!

Uma das melhores frases sobre a imperfeição foi dita por Vittorio Gassman, um ator italiano. Ele disse que “As nossas imperfeições nos ajudam a ter medo; tentar resolvê-las nos ajuda a ter coragem”.

Talvez seja irônico e surpreendente, porque seria mais fácil imaginar que um filósofo de fama mundial dissesse as frases mais perfeitas sobre a imperfeição. No entanto, o ser humano é imperfeito e por isso, qualquer pessoa, por mais insignificante que se sinta, é capaz de grandes realizações.

Todos nós cometemos erros ao longo da vida. Isto significa que não podemos ser felizes? Temos que nos julgar eternamente pelos erros cometidos? A resposta é não, porque na nossa própria imperfeição reside a perfeição. Todos nós podemos ser perfeitamente imperfeitos.


Não amamos alguém porque ele é perfeito. As pessoas se amam apesar do que são”. -Jodi Picoult-

Terapia da imperfeição

Adam Smith disse que “se você abordar uma situação como uma questão de vida ou morte, morrerá muitas vezes”. Esta frase é perfeita para explicar uma teoria psicológica que desenvolveu uma metodologia clínica própria, a terapia da imperfeição.

Com grandes defensores, como o seu próprio criador, o Dr Ricardo Peter, professor da UDLAP, pesquisador e psicoterapeuta, essa terapia desenvolveu um tratamento eficaz para os transtornos de perfeccionismo, muito mais comuns hoje em dia do que podemos imaginar.

Neste caso, a terapia da imperfeição parte de uma base peculiar. Seu próprio nome é equivocado, pois tratam-se de reuniões em vez da sessão terapêutica clássica.

Através desses “encontros”, colocam-se no mesmo patamar o terapeuta e o paciente. A missão do terapeuta é explorar a autocompreensão da pessoa.

A imperfeição humana

A ideia de dedicar um artigo para a teoria da imperfeição é devido a uma contradição: não aceitamos a nossa própria imperfeição. De fato, algumas pessoas se incomodam tanto com isso que se tornam obsessivas.

No entanto, a perfeição excessiva não exerce qualquer influência positiva sobre a psique humana, porque não somo capazes de definir exatamente o que é perfeição. Um círculo, uma esfera, um trabalho bem feito…

Existe um debate sobre a existência da perfeição do qual participaram especialistas de todas as épocas e ramos da ciência. Não chegaram a um consenso e esse debate continua até hoje. Apesar das discussões, existe um grupo que acredita e argumenta que a perfeição existe e estes são alguns dos seus critérios:
•Platão buscou ao longo da sua vida a ideia perfeita e definitiva, que só poderia ser alcançada se encontrássemos a perfeição. Você acha que ele encontrou?
•Outras correntes filosóficas evolutivas estabelecem que além da perfeição não existe mais nada. Se o mundo está em constante movimento e evolução, se somos parte desse mundo, é evidente que não pode existir essa tal perfeição.
•Existe outra corrente de pensamento que afirma que a perfeição não existe, mas sim o perfeccionismo. A ideia de fazer algo cada vez melhor não significa que um dia o fará de forma perfeita, mas o convida a melhorar.

A perfeição da imperfeição

Existe alguma conclusão lógica a esse respeito? É provável que sim, mas não existe uma única resposta correta. Existe uma resposta para cada processo de pensamento e para cada ser humano que habita este planeta.

O que é perfeito para alguns, para outros é completamente errado. A perfeição parece ser uma ideia, uma imagem, uma utopia, que deveria ser uma motivação para as pessoas se tornarem melhores a cada dia.

“Muitos jardins não são bonitos por que são imperfeitos?” -Libba Bray-

De qualquer forma, qualquer ser humano pode ser perfeitamente imperfeito. Dentro de todos nós existe o desejo de melhorar, a necessidade de ser mais feliz ou a mensagem utópica de um mundo perfeito. Só depende de nós, não é preciso construir algo perfeito, mas algo melhor.

Por: Pedro Liberdade
Veja também:
Lição
A rocha no caminho
O Leão e os Gatos
Meu dinheiro
Ilha dos sentimentos
0 comentários para "A perfeição que mora na imperfeição"

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal