Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Se você faz sempre a mesma coisa, não espere resultados diferentes

07/09/2016


Boa tarde amigas(os)!!

Em um determinado momento, essa estratégia, recurso ou solução que você está aplicando agora nesse problema ou dificuldade serviu-lhe para obter bons resultados...

Naquele momento em que você estava perdido, desolado e quase sem recursos para seguir em frente, ela apareceu do nada, você a colocou em prática e funcionou. Por esse motivo você decidiu utilizá-la de novo perante essa dificuldade, mas agora parece que os resultados não têm tanto sucesso.

É verdade que muitos problemas podem ser solucionados com as mesmas estratégias que já lhe deram bons resultados, mas existem outros casos em que essa opção só vai complicar as coisas. Desse modo, repetir o procedimento que já nos tirou de uma situação complicada pode ser uma forma inteligente de agir.

No entanto, é importante sempre parar a tempo para buscar uma alternativa quando notarmos que a antiga não funciona. Por isso, neste artigo propomos uma visão diferente para você observar os seus problemas. Você decide se quer continuar fazendo a mesma coisa ou experimentar coisas diferentes. Vamos refletir um pouco sobre isso.


Primeiro levantamos a poeira e depois nos queixamos de que não conseguimos enxergar”.

-Berkeley-

Você é a pessoa que mais entende o seu problema

Não há ninguém que entenda melhor um problema do que aquela que o está vivenciando. A pessoa que tem um problema é a maior conhecedora do mesmo, pois normalmente é a que conviveu mais tempo com essa dificuldade ou desconforto. É inclusive a que sem querer às vezes manteve a situação através das suas tentativas de soluções ineficazes, com o propósito de fazer com que a experiência ou os resultados desagradáveis desaparecessem o quanto antes.

Você é quem mais entende o seu problema, a pessoa que mais sabe sobre ele, mesmo que talvez não se tenha dado conta.

Às vezes ficamos “presos” em tentativas de soluções passadas, que talvez tenham surtido efeito uma vez em outras situações, mesmo acreditando que em situações semelhantes elas não têm tanto sucesso. A questão é que não nos damos conta e ficamos estacionados nessa situação.

Fazemos isso repetindo de forma sistemática o que acreditamos que pode ser efetivo, mas acaba sendo inútil para resolver o problema na sua forma atual. Ficamos imersos em um círculo vicioso difícil de quebrar.

Assim, há casos em que os problemas começam quando uma solução ineficaz é repetitiva no tempo e, longe de encontrar a solução, o que acontece é que o problema e os resultados insatisfatórios se perpetuam.


Proponho que você observe o problema como se estivesse em um relacionamento amoroso. Quando há dificuldades ou discussões, o que você costuma fazer para obter resultados diferentes: continua agindo da mesma forma ou tenta chegar a um acordo ou negociação com seu parceiro? Normalmente a escolha mais comum é a última, mas o que este pacto costuma implicar? Alguma mudança…

Desta forma, se você parar por um momento e refletir sobre o que está acontecendo, poderá identificar o que você tem tentado por tanto tempo e que, apesar disso, não tem resultado em nada. Portanto, ao invés de continuar a fazer isso, você pode modificar ou descartar essa atitude.

Faça algo diferente e experimente chegar a outros resultados

Tente se relacionar com o seu problema. Refiro-me a observar e analisar a sua forma de agir. Você vai se descobrir muitas vezes preso no mesmo buraco criado por fazer sempre a mesma coisa. Por exemplo, se você tem um problema e está sempre reclamando disso, acha que vai solucionar algo assim? Não acha que existem várias alternativas ao invés de focar sempre na mesma?

Se você faz sempre a mesma coisa, não espere resultados distintos. Dê uma volta, não seria melhor optar por fazer algo diferente? Pense… Ou você espera que só de reclamar que as coisas não são como deveriam, a situação vai mudar como um passe de mágica? Quando você faz um bolo e o queima, você vai continuar colocando a mesma temperatura das próximas vezes?

“Se o que você faz não funciona, não acredite que você é incapaz, simplesmente tente fazer algo diferente e observe o que acontece”.

-Giorgo Nardone-

Se as estratégias que você está aplicando não servem para você, saia em busca de outras que sirvam. Faça alguma coisa diferente e veja o que acontece! Não se engane: às vezes fazer sempre a mesma coisa não produz a mudança que desejamos, e sim converte o que acreditávamos que era a solução no autêntico problema.

Por exemplo, quando não conseguimos dormir e, ao invés de relaxar, focamos nossa atenção em gritar para que o sono chegue, estamos fazendo exatamente o contrário do que é recomendável: relaxar e distrair a nossa mente com estímulos que não ativem o nosso sistema nervoso simpático. Assim, se aplicarmos essa solução repetidamente, vamos acabar espantando o sono pelo resto da noite: exatamente o contrário do que pretendíamos.

Isto também acontece quando antecipamos um estado de ansiedade. Justo aquelas medidas que tomamos para evitá-la fazem com que ela vá aparecendo aos poucos, já que nos mostramos mais dependentes das nossas reações fisiológicas.

Inclusive nos relacionamentos amorosos, isso é mais comum do que acreditamos: ela quer saber a opinião do seu parceiro, mas não pergunta a ele porque pretende que seja uma iniciativa dele, e ele só não diz nada porque acredita que ela não se importa com sua opinião… Ambos acham que adotaram a reação mais apropriada diante do que aconteceu, mas a única coisa que fazem é aumentar o grau de tensão, enquanto vão construindo um problema muito maior.

Relacione-se de outra forma com o seu problema

Como já foi dito anteriormente, fazer sempre a mesma coisa não leva a resultados distintos… Abra outras portas, conheça outras possibilidades e outros pontos de vista, seja mais consciente, arrisque-se, familiarize-se com as sensações que você experimenta.

Modifique a sua relação com o problema e assim surgirão mais ações apropriadas.

Como diria Von Foerster, “Se você quer ver, aprenda a agir”. Se espera algo distinto, faça algo diferente e veja o que acontece. Só você é o motor da sua experiência, o amo do seu destino e o capitão da sua alma.

Por: Gema Coelho
Veja também:
A Bolacha
Deus na natureza
O benefício dos reencontros
Valeu a pena?
O Caminho da Vida
0 comentários para "Se você faz sempre a mesma coisa, não espere resultados diferentes"

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal