Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

Sua liberdade termina onde começa a minha

24/08/2016


Bom dia amigos(as)

A liberdade é o tesouro mais valioso que o ser humano tem. É nossa responsabilidade respeitá-la, desfrutá-la e impedir que alguém a roube.

Reflitam...

Todos temos o direito de conservá-la e mantê-la sob nossos cuidados.

Assim, como você pode se atrever a pensar que tem direito a roubar a mais ínfima parte da liberdade de alguém?

Se você tem a sua própria, jamais pode prejudicar a do seu vizinho. Pense bem sobre isso, porque cada vez que você se apropria de algo que não é seu, sua dignidade fica um pouco mais ressentida

A liberdade, Sancho, é uma das coisas mais preciosas que os céus deram aos homens; com ela não se podem igualar os tesouros escondidos na terra e no mar: por ela, assim como pela honra, podemos e devemos nos aventurar pela vida.”
-Miguel de Cervantes-

O dom da liberdade

O dom da liberdade é um maravilhoso bem com qual todos os seres humanos deste planeta nascem.

No entanto, o mal uso que muitas pessoas fazem dela faz com que tenhamos que usar leis para protegê-la. Mesmo assim, em muitas ocasiões ela acaba sendo manchada pelas mesmas pessoas que juraram defendê-la.

Jamais devemos confundir este dom com a simples libertinagem. Uma pessoa que se considera “livre” não tem nenhum direito de pisotear a outra.

Portanto, o dom de ser livre, outorgado a todos ao nascer, não deve ser entendido de forma leviana.

O respeito é algo que deve estar sempre presente, acima de tudo, para que todos possamos viver juntos podendo dizer que somos livres. Ou seja, não devemos entender este dom como uma falta de respeito pelos demais.

“Faço mal a você porque sou livre e faço o que quiser.” Quantas vezes você já ouviu esta frase? Milhões de pessoas fazem o que querem quando têm vontade, sem saber que, na realidade, não estão usando sua liberdade, e sim roubando a da pessoa que estão prejudicando.

Liberdade de pensamento

Na realidade, vivemos em um mundo de leis que deixa pouca margem para a verdadeira liberdade do homem.

Devemos ser respeitosos com os demais, e para podermos proteger os fracos daqueles que tratam de pisotear direitos, devemos estabelecer medidas que impeçam estes atos.

No entanto, a liberdade não está somente no movimento daqui para lá. Há muito mais que está no fundo de nossa alma e de nosso coração. Simplesmente devemos saber buscar dentro de nós mesmos para encontrá-la.

Por sorte, muitos de nós somos livres para pensar, amar, sonhar, sentir, criar… Apesar de vivermos em uma sociedade onde muitas vezes nos sentimos incompreendidos, há muito que podemos fazer dentro de nosso próprio mundo.


“A liberdade externa nos será concedida na medida exata em que soubermos, em um momento determinado, ser livres internamente.”
– Mahatma Gandhi-


Somente quando focarmos em nós mesmos e fizermos exercícios sinceros de autoconhecimento poderemos descobrir a verdadeira liberdade e todos os seus significados.

Em você, na sua verdade, na sua forma de ser real, na sua sinceridade consigo mesmo, você será livre no sentido mais estrito da palavra.

Usos falsos da palavra

Hoje em dia usamos esta palavra de forma muito arbitrária: “Liberdade para decidir, para agir…”

Na realidade, na independência de um território, o uso do voto ou a eleição de um governante político não é um verdadeiro uso da liberdade, já que muitas das questões já estão viciadas de antemão.

Na verdade, costumam ser exercícios nos quais estão violando a sua verdadeira liberdade, já que estão dando a escolher diversas formas de ser, pensar ou pertencer, mas não a sua real.

Em nossa sinceridade e valor para sermos como realmente nos sentimos há um exercício maiúsculo de liberdade. E não importa de qual país você seja ou o que diz a sua identidade, porque estas são necessidades legais que não devem prejudicar a sua verdadeira forma de ser.

Assim, lembre-se sempre de que a sua liberdade acaba onde a minha começa. Você pode ser você mesmo e aproveitar a sua vida, mas nunca poderá dizer como eu devo ser, aonde devo ir, ou o que devo pensar.

Por: Pedro Liberdade
Veja também:
A vida é medida pelos momentos que nos deixam sem ar
Exportação de Sapatos
A massacrante felicidade dos outros
Desejo de viver
Nunca é tarde demais
0 comentários para "Sua liberdade termina onde começa a minha"

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal