Datas Família Finanças Meio Ambiente Mensagens Outros Pensamentos Relacionamentos Vídeos

A alegria se contagia através do sorriso

21/07/2016


Boa tarde amigas(os)!!

Um homem sábio que foi capaz de visitar e conhecer os mais íntimos recantos da alma humana disse que “é mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta de uma espada”...
Seu nome é William Shakespeare. Por isso, falemos do sorriso e da sua capacidade para contagiar alegria e boas vibrações.

William Shakespeare produziu ao longo da sua vida uma obra extensa, capaz de provocar um arco-íris de emoções que o ser humano é capaz de sentir. Desde a comedia até a tragédia mais profunda, a pena inquieta do autor é capaz de tirar um sorriso da mente mais torturada.

Não é coincidência que comecemos esta dissertação sobre a alegria que um simples sorriso é capaz de transmitir fazendo alusão a um dos autores mais célebres. Suas obras imortais nos fizeram rir durante séculos. Quem melhor que ele para nos introduzir a este mundo singular?

O que é o sorriso?

O sorriso é uma careta facial que coloca em xeque todo o rosto quando alguma coisa parece simpática, alegre ou divertida. Isto é, poderia ser considerado o retrato de uma emoção ou um estado agradável que nos provoca um bem-estar transitório.

“O sorriso é o idioma geral dos homens inteligentes. Somente são tristes os tolos e os delinquentes.”
-Víctor Ruiz Iriarte-

O sorriso tem um fator físico, como é obvio, pois para que se forme nos lábios de qualquer pessoa precisa deslanchar um mecanismo composto por um total de 26 músculos. Se consideramos que no rosto temos um total de 43 e que para se chatear são necessários 62, pois entram em cena outros além dos meramente faciais, pode-se concluir que sorrir não é complicado, ou pelo menos requer menos energia do que se chatear.

Se falarmos do sorriso, poderemos pensar em alguns que se tornaram célebres ao longo da história, especialmente graças à cultura. Seres torturados como o Coringa, inimigo mortal de Batman, ou a famosa Mona Lisa de Leonardo Da Vinci são bons exemplos do significado diferente que um sorriso pode ter.

Segundo certos estudos as crianças são capazes de sorrir 400 vezes por dia. Este número vai diminuindo quase de forma proporcional à idade, de modo que os adultos, em média, sorriem apenas 20 vezes por dia. Claro que é uma média, todos conhecemos pessoas que não sorriem nem ouvindo a melhor piada do mundo, ou aquelas que encontram motivo para manifestá-lo em praticamente qualquer coisa.

“Um grande sorriso é um belo rosto de gigante.” -Charles Baudelaire-

Os benefícios do sorriso para sermos mais alegres

Portanto, nós da Mente é Maravilhosa reivindicamos o sorriso como fator determinante para sermos mais alegres e felizes em nosso dia a dia. Por isso vamos comentar uma série de benefícios que esta prática traz para o ser humano:
•O sorriso é interpretado pelo cérebro como um estado de alegria e inclusive libera substâncias como a serotonina, que contagia o ambiente. O próprio Charles Darwin descobriu que a retroalimentação facial é positiva para o próprio organismo, pois provoca estados de otimismo.
•Um sorriso provoca um estado de positivismo no seu entorno. Ao exercê-lo o seu cérebro, além de enviar sinais ao próprio organismo para ficar mais otimista, também o realiza para com as pessoas que estão ao seu redor, provocando um ambiente de confiança e proximidade social mais alegre e relaxado.
•Segundo algumas pesquisas, o cérebro humano confia mais naquelas pessoas que são sorridentes. Isto se deve ao fato de que nossa própria mente tende a se aproximar daquelas pessoas que desprendem alegria, pois são mais amistosas.
•É um fato comprovado que sob condições de estresse o ser humano reduz a sua visão periférica, minimizando na verdade a sua capacidade para encontrar soluções. Contudo, o pensamento abstrato é muito mais eficiente neste estado de ânimo sob pressão. Segundo algumas pesquisas, as pessoas sorridentes tendem a perder menos visão periférica diante do estresse, obtendo melhores resultados na solução de problemas.
•O sorriso libera serotonina e endorfinas que são analgésicos naturais do nosso organismo. Além disso, está intimamente relacionado com a redução de hormônios que provocam o estresse como a dopamina ou a adrenalina. Isto é, um sorriso permite viver melhor, mais alegre e feliz.

Você já percebeu quanto se consegue com um sorriso? Coloque-o em prática agora mesmo. É realmente revelador como o mundo se amplia diante de você e tudo parece mais alegre, colorido e agradável.

Por: Pedro Liberdade
Veja também:
Uma boa educação começa pelo bom exemplo
Sem liberdade para ousar
Para chegar longe, é preciso se apaixonar
Quando uma porta se fecha, outra se abre
Metade de mim
0 comentários para "A alegria se contagia através do sorriso"

Deixe seu comentário
   
  * Obrigatório
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*

Mensagem:*

caracteres:
  Captcha

   
   
   

Administração do Portal